Cláudio Castro toma posse como governador do Rio em cerimônia na Alerj
- Atualizado em 01/05/2021 13:25
Um pacto de toda a sociedade em favor do Estado do Rio de Janeiro. Foi com essa convocação que o governador Cláudio Castro tomou posse no cargo, na manhã deste sábado (01), durante cerimônia na Assembleia Legislativa. Segundo ele, diante da pandemia da Covid-19 e de seus efeitos trágicos – perda de vidas, pobreza, desemprego e fome -, o momento é de união para prosseguir com o processo de reconstrução do estado. Cláudio Castro assume o governo estadual após Wilson Witzel sofrer impeachment. O ex-governador é investigado por crime de responsabilidade e corrupção na condução da pandemia de Covid-19. Essa é a primeira vez na história do Estado do Rio que um processo de impeachment é concluído. 
- Quero fazer um pacto com as senhoras e senhores deputados, com a sociedade civil, com os poderes e as instituições. Um pacto pela recuperação econômica do Estado do Rio de Janeiro. Um pacto pela geração de empregos, um pacto pela educação, segurança pública, pela saúde; um pacto pelo meio ambiente, por nossas crianças e jovens, pelos nossos idosos, um pacto pelo futuro – conclamou.
Após convidar todos os presentes a um minuto de silêncio em memória aos mais de 43 mil mortos no estado em consequência da pandemia, Castro prestou solidariedade às famílias e reafirmou seu compromisso com a defesa da vida.
- Vamos continuar esta luta. Acredito na vacina para vencermos a pandemia. O momento é realmente de reconstrução. De firmarmos um pacto pela retomada dos empregos, de enfrentarmos a pobreza e a fome, pela vida da população do Estado do Rio de Janeiro.
Para enfrentar esse momento desafiador, o governador afirmou que é preciso coragem e determinação e que “é hora de olharmos para frente”.
- A população exige um governo sólido, sustentável, de diálogo; um governo que estimule a geração de empregos, que ofereça saúde e segurança; que invista na educação dos nossos jovens e que trabalhe em conjunto com todos os poderes – disse Castro, reforçando que continuará sendo um homem que sempre prega o entendimento e lembrando que discordâncias fazem parte da política: - Precisamos ter coragem. A hora é agora. A semana que passou, senhor presidente (André Ceciliano), marcada por divergências, hoje faz parte do passado. E a cada passagem, cada um de nós sai com um aprendizado. É assim que eu encaro o mundo, sempre olhando para frente.
Em seu discurso, o governador frisou que o olhar para o futuro requer um foco no presente voltado para a camada da população mais vulnerável. Castro anunciou que começará a ser feito este mês o pagamento do programa Supera Rio, que vai destinar R$ 200 mensais a famílias com renda per capita de até R$ 178.
- Vamos iniciar, em maio, o pagamento do auxílio emergencial, que, combinado com a linha de financiamento aos nossos pequenos empreendedores, beneficiará milhares de famílias e pequenos empresários. É a máxima das duas vacinas. A primeira está aí, sendo aplicada em nosso povo; e a segunda, que é para combater a fome e o desemprego, chegará nas próximas semanas – disse.
Também este mês, será lançado o programa Bairro Seguro, que levará policiamento comunitário aos bairros.
- Sonho ver nossas crianças voltarem a andar pelas ruas, assim como fiz em minha juventude, seja em Cambuci ou na Tijuca, onde passei grande parte da minha vida. É meu compromisso reduzir nossos índices de violência, sempre nos baseando em inteligência e investigação. Segurança pública é sinônimo de vida, empregos e desenvolvimento.
Para concluir, o governador destacou que manterá o diálogo como premissa para superar os desafios de pacificar o Rio de Janeiro e para estimular o desenvolvimento do estado.
- Me comprometo com um governo de diálogo, de um trabalho incansável, dia e noite, e que vai olhar para quem mais precisa. Os desafios estão postos: vencer a pandemia com a vacina, lutar contra a fome e gerar empregos. Para isso, o caminho é nos unirmos e criarmos um pacto pela reconstrução do Rio. Se juntos somos mais fortes, unidos somos imbatíveis.
Antes do discurso do governador, o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), afirmou que, com a posse, Cláudio Castro começa um novo capítulo na história do estado.
- Em mim, o senhor terá sempre um amigo até para discordar, mas sempre com lealdade e franqueza, na busca de soluções e na construção de consensos onde houver dissenso. Mais do que um aliado, você tem em mim um amigo – disse Ceciliano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS