Campos está acima da média nacional em vacinação contra a Covid
01/05/2021 09:44 - Atualizado em 01/05/2021 09:45
Vacinação contra a Covid-19
Vacinação contra a Covid-19 / Divulgação - Prefeitura de Campos
O município de Campos continua acima do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal na média de vacinados. Enquanto Campos vacinou 18,2% da população, o Brasil vacinou 14,74% e o Estado, 12,44%. Os dados são baseados em levantamento das Secretarias Estaduais de Saúde, feito pelo consórcio de veículos de imprensa. Até o momento, 95.402 pessoas receberam a 1ª dose da vacina em Campos e 34.919 a 2ª dose.
Entre os indicadores apontados pelo subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Proteção da Saúde, Charbell Kury, para que o município chegasse a este resultado estão: seguir as recomendações do Ministério da Saúde, cumprindo os calendários sugeridos tanto pelo órgão federal como pela Secretaria Estadual; ampliação do número dos postos de vacinação cobrindo todo município, incluindo os novos drives-thru, após chegada dos imunizantes.
“Outro fator foi o processo de aceleração da vacinação no período de 22 a 30 de março, que permitiu aumento substancial de cobertura vacinal no contexto da entrada na fase vermelha”, informa Charbell, citando que o calendário de vacinação é estabelecido a partir da chegada de novas vacinas, que ainda chegam em número insuficiente no município, assim como em vários municípios do país.
O subsecretário informa que o percentual de vacinação poderia ser maior, se não fosse a falta de vacinas para que o município pudesse vacinar aos fins de semana. “A campanha de vacinação da Covid em Campos está sendo tão bem sucedida, que influenciou na campanha da gripe. Não temos uma campanha tão bem sucedida de gripe desde 2010 com a campanha de H1N1”, informa o subsecretário.
De acordo com o subsecretário, a falta nacional da segunda dose impactou nos municípios, pois em março de 2021, o Ministério da Saúde passou a recomendar que os municípios não mais guardassem as vacinas para segunda dose.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS