Desafios constantes à frente do 8º BPM
Ícaro Abreu Barbosa - Atualizado em 01/05/2021 09:26
Foto: Genilson Pessanha
Foto: Genilson Pessanha
É trabalhoso adaptar-se a uma nova rotina. Mudanças trazem desafios e, ao longo de uma semana, desde o dia 22, quando assumiu o comando do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), o tenente-coronel Gustavo Marques vem analisando relatórios, se ajustando e enfrentando os problemas da segurança pública nos municípios pelos quais agora é responsável por garantir policiamento ostensivo — Campos, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. A missão e os principais obstáculos do batalhão já foram estabelecidos pelo novo comando: conter os números de roubos e homicídios, trazendo maior sensação de segurança para a população.
Gustavo Marques vem da posição de subcomandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). Ele recebeu os brevês de comandante do 8ºBPM do tenente-coronel Luiz Henrique Barbosa, a quem não poupou elogios. “O comandante Luiz Henrique desenvolveu um grande trabalho no batalhão e acho que vai ser difícil manter seu nível”, lembrou o novo comandante, destacando os trabalhos de recuperação da estrutura do batalhão, das reformas nos 26 Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPOs).
Indagado, de 0 a 10, sobre o legado estrutural herdado pelo novo comandante, ele respondeu: “Eu classifico o nível estrutural legado a mim em quase 10. Precisamos sempre aparar uma aresta aqui e outra lá, uma necessidade aqui e outra lá, mas ouso dizer que o batalhão é excelente, a tropa é excelente, e isso eu ouvia desde lá (Rio de Janeiro), de outros superiores”.
Entretanto, o tenente-coronel Gustavo chegou em um momento de escalada violenta em Campos, com 12 homicídios ocorridos no mês de abril, que representam 30% dos 40 ocorridos em Campos neste ano. Na área do 8º BPM, de acordo com números do batalhão, já foram 19 crimes: a grande maioria ligada ao tráfico de drogas.
— Ao longo do tempo o 8º BPM tem dado ênfase, operacionalmente, nas áreas e comunidades onde existe a ocorrência e presença bem enfática do tráfico de drogas. Historicamente, na área de Guarus você tem uma ocorrência muito grande de homicídios e não é à toa que o batalhão coloca todo seu esforço naquela região: isso será mantido — explicou o comandante.
Ele ainda ressaltou que o ano de 2020 foi atípico, devido à pandemia da Covid-19 e pouca circulação de pessoas, fatores diretamente responsáveis pela queda das ocorrências criminais. “Mas, mesmo se utilizarmos 2018 e 2019 como parâmetro, estamos com números muito satisfatórios”, pontuou. Dentre os números, foram destacadas as quedas, comparando a média de abril de 2018 e 2019, com os números obtidos neste ano, em crimes como roubos de rua; roubos de veículo e roubos de carga.
— Continuamos atentos aos crimes e não gostaríamos que os números (de homicídios) estivessem crescendo, como vem ocorrendo ultimamente, mas a gente vai se atentar e trabalhar para reprimir esses crimes que ninguém, sociedade, batalhão, delegacias, quer. Mas, infelizmente, foge da nossa competência direta conter totalmente esse problema — afirmou o tenente-coronel Gustavo, enfatizando: “Não temos controle total sobre eles, mas vamos nos esforçar em atacar esse aumento dos números e vamos reagir”.
De acordo com o novo comandante do 8º BPM, os esforços serão aplicados em posicionar o contingente nos locais apontados pela mancha criminal: “A nossa preocupação é diária e nós fazemos análises das áreas a todo momento, ajustando e remodelando conforme a nossa necessidade”.
Para o comandante, “o policiamento ostensivo tem que ser fortalecido. Temos que nos fazer presentes e, circulando podemos evitar alguns crimes, mas não todos”.
Gustavo também destacou a integração das forças de segurança. “Nós trabalhamos para reduzir a ocorrência da criminalidade do 8º Batalhão de Polícia Militar, mas é importante que haja uma integração entre as forças de segurança. Por isso, já estou com a agenda marcada para encontro com delegados da nossa circunscrição. A integração, repito, é fundamental, e não só com a Polícia Civil, mas com as Guarda Municipal também, que tem uma influência bem grande na segurança pública”, explicou o comandante.
A utilização das redes sociais para divulgar as ações da PM, bem como estar mais próximo da população, são outros pontos que o comandante está atento. A participação popular na elucidação dos crimes também foi pontuada, com ênfase à segurança das denúncias anônimas, pelo Disque Denúncia, através dos números (22) 2723-1177 ou 190. “A nossa unidade estará sempre aberta para trazer a população para mais perto de nós”, concluiu Gustavo Marques.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS