Sem CoronaVac, município mantém vacinação com AstraZeneca sem pânico
Dora Paula Paes 21/04/2021 07:58 - Atualizado em 21/04/2021 19:38
Genilson Pessanha
A subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) de Campos suspendeu a aplicação da 2ª dose da CoronaVac, contra a Covid-19, por falta de vacina. Segundo a Prefeitura, a suspensão seguirá até que o Ministério da Saúde envie novas doses da vacina. As autoridades na área epidemiológica reforçam que o atraso não é motivo para “pânico”. Enquanto isso, Campos segue nesta quarta-feira (21) com aplicação de doses da vacina AstraZeneca/Oxford para mulheres a partir de 63 anos e na quinta-feira (22) será a vez dos homens. Seguem sendo aplicadas a segundo dose para os profissionais da área de saúde. A terça-feira (20), foi de longas filas.
Enquanto aguarda sua vez na fila da vacina, o recomendado é manter os cuidados contra a Covid-19, evitando principalmente as aglomerações. No boletim desta terça-feira, nove pessoas morreram da doença no município nas últimas 24h. O número de casos confirmados também mantém linha de crescimento 221 casos positivos nas últimas 24h e um toral de 26.545 casos confirmados. O município conseguiu ainda abrir nesta terça mais 20 novos leitos de UTI’s. A ocupação atual é de 96,50% nas redes SUS e privadas, com fila de espera de 34 pacientes.
A Subpav informa que o município aguarda comunicado oficial do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde sobre novas doses. Na terça, muitas pessoas foram pegas de surpresa. Foram informadas nas filas que não teriam como tomar a CoronaVac. “Foi tomar a vacina na antiga AABB. Pouco antes das 9h, fomos informados que não havia vacina. Único porém: a fila começou a se formar às 5h da manhã”, disse o jornalista Celso Cordeiro Filho.
Nesta quarta, o calendário está mantido para aplicação de 1ª e 2ª doses da vacina AstraZeneca de mulheres de 63 anos ou mais. E, ainda, profissionais de saúde, 2ª dose, também AstraZeneca. Já na quinta-feira (22) será a vez dos homens com 63 anos ou mais. A vacinação para idosos será através de distribuição de senha e acontecerá nos 26 postos espalhados pela cidade, das 9h às 15h. Os documentos necessários para 1ª dose são carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Já para a 2ª dose devem apresentar o comprovante de vacinação da 1ª dose e documento com foto.
 
 
Longas filas - No prédio ao lado do Hospital Plantadores de Cana, um dos pontos destinados para a segunda dose dos profissionais de saúde, algumas pessoas aguardavam desde a noite dessa terça-feira. Também houve longas filas no IFF de Guarus e no galpão anexo à Paróquia Santa Helena, no Jóquei, onde muitos reclamaram da falta de vacina.
 
 
Atraso na segunda dose não é para pânico
Para tranquilizar a população quanto a falta da vacina CoronaVac, o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, fez circular um vídeo pelas redes sociais para acalmar a população que espera pela segunda dose do imunizante.
“Na semana passada esperávamosum lote maior de segunda dose, mas não veio. Como vieram apenas 6 mil vacinas elas foram totalmente aplicadas. E, hoje, nós estamos vendo que o estoque de CoronaVac, em Campos, acabou.
Mas, eu quero tranquilizar você que tomou a primeira dose, mas ainda não tomou a segunda, que se seu prazo estiver completando essa semana os 28 dias, chegando a vacina nós iremosanunciar para que você venha tomar. E mesmo que esse prazo passe por alguns dias, não tem problema. Não é recomendado iniciar novo esquema de vacinação, inclusive, todos os estudos feitos com a CoronaVactêm indicado que um intervalo mais longo aumenta a produção de anticorpos.Não fique em pânico”, disse Charbell no vídeo.
O médido epidemiologista, Nélio Artiles, também concorda que não há motivo para “pânico” dessa faixa da população.
“Não há motivo mesmo para pânico. Esta ação de vacinar mais pessoas utilizando, inclusive, a dose programada da segunda dose foi uma ação de saúde pública para imunizar mais pessoas. O distanciamento das doses pode manter iu ainda amplificar a resposta como foi visto com outras vacinas. O importante é que chegue mais vacinas. A mudança no Ministério da Saúde, ainda que muito tardio, foi positiva neste sentido”, destaca Nélio Artiles sobre o assunto. 
Wladimir abre mais 20 leitos de UTI
Ainda com superlotação dos leitos Covid-19, em Campos, o Prefeito Wladimir Garotinho, na tarde desta terça-feira (20), oficializou a abertura de mais de 20 leitos de clínica médica para tratamento da doença, instalados no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC).
Com os novos leitos, que foram disponibilizados dois em cada quarto e o CCCC passa a contar com 58 leitos de clínica médica. Com isso, sobe para 216 o número de leitos de clínica médica na rede pública e privada no município. Já leitos de UTI’s somam 154 também na rede pública e privada.
“Nós estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos da colaboração da população. É importante não se aglomerar, seguir as restrições, usar máscara, álcool em gel para que possamos passar por esse momento difícil”, disse Wladimir, acrescentando que “além deste 20 leitos, ainda temos perspectivas de abrir mais 29 leitos na Santa Casa, totalizando 49 leitos de clínica médica, nesta semana”, destacou.
"Resenhas" de assustar pelo município
Parte da população ainda sofre de rigidez ao aceitar que o vírus da Covid-19 passeia por aí. Mas na frequência dos eventos clandestinos outra parte da população está fazendo seu papel de denunciar. A situação se agrava no final de semana. No último, a equipe da subsecretaria de Posturas de Campos encerrou uma corrida de cavalos, em terreno do antigo Hipódromo Lineu de Paula Machado, em Campos, no bairro do Jóquei Clube. O blog Ponto de Vista, da Folha da Manhã, também trouxe outra denúncia de área que estaria sendo ocupada por “festinha”, proibida por decreto municipal.
Na área dos escombros do antigo Hipódromo, mais de mil pessoas estavam no local, inclusive, proprietários de animais de outros estados como São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso, além de apostadores. O evento clandestino, encerrado pela Postura, não teve ninguém como organizador e estava em completo desacordo com o decreto municipal que, entre outras medidas, determina a proibição de aglomerações.
Segundo o subsecretário de Postura, Jackson Sousa, a equipe chegou ao evento clandestino através de denúncia. “Na sexta-feira (16), fomos ao local e orientamos quem estava lá que não poderia ocorrer nenhum tipo de evento como determina o decreto municipal. No sábado, voltamos lá. Eles conseguiram realizar uma corrida antes da nossa chegada, mas conseguimos encerrar e notificar. Ontem (domingo), receberam mais uma notificação”, disse o major, reforçando que a Postura teve apoio da Polícia Militar na ação.
A postura nas noites de sexta e sábado chega a encerrar de quatro a cinco festas clandestinas no município. “É de assustar o nível de descrença das pessoas. Quase sempre as mesmas e de todos os níveis sociais”, contou Jackson.
 
 
De acordo com o Blog Ponto de Vista, a avenida que surgiu com condomínio da Damha Urbanizadora, no Parque Rodoviário, além da pratica esportes, tem se notado, nas manhãs de sábado e domingo, especialmente, os restos de festas clandestinas realizadas nas noites e madrugadas.
“São copos, latas de cerveja, restos de vidros de long necks, entre outros vestígios de que a aglomeração rolou solta por ali. O local de maior concentração é no final da avenida, próximo a um recuo do que seria a entrada para o condomínio Damha II”, denuncia.
 
 
Novo decreto - Nesta segunda-feira (19), entrou em vigor o Decreto Municipal nº 134/2021. De acordo com o parágrafo terceiro do artigo 1º , que segue até o próximo dia 25, continua proibida a permanência de indivíduos nas areias das praias, cachoeiras, lagoas e rios, em qualquer horário, incluindo-se a prática de esportes, o banho e o exercício de qualquer atividade econômica, inclusive o comércio ambulante fixo e itinerante, além da prestação de serviços de qualquer natureza.
 
 
O município está na fase vermelha – nível 5 – do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais. A Vigilância Sanitária orienta à população que, em caso de irregularidades, denuncie através do telefone: (22) 99868-0244. O anonimato é garantido.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS