Madureira do Turfe e Ururau da Lapa realizam live solidária neste domingo
Matheus Berriel - Atualizado em 07/05/2021 16:14
Madureira e Ururau estão entre as maiores campeãs dos últimos carnavais campistas
Madureira e Ururau estão entre as maiores campeãs dos últimos carnavais campistas / Reprodução
 
“Para fazer o bem não existe bandeira”. Este é o tema da live solidária que as escolas de samba Madureira do Turfe e Ururau da Lapa farão neste domingo (9), a partir das 14h, com objetivo de arrecadar doações para profissionais do Carnaval de Campos que estão enfrentando dificuldades durante a pandemia da Covid-19. Com representantes das duas agremiações e artistas da cidade convidados, o show virtual será transmitido no canal de YouTube “O Pagodeiro”, do campista Thomas Santana, com divulgação a nível nacional.
— O motivo da construção da live é ajudar os nossos representantes do Carnaval, que fazem o Carnaval acontecer: músicos, intérpretes, ritmistas, passistas, costureiras, soldadores e outros mais, que vêm passando por uma situação complicada. Então, nós resolvemos fazer essa live, numa união entre Madureira e Ururau, para a gente caminhar junto e tentar arrecadar alimentos para ajudar essas pessoas — disse o presidente da Madureira do Turfe, Marcelo Velasco.
— Já estamos recolhendo alimentos para que a gente possa estar ajudando. São muitas pessoas que trabalham não só no período de Carnaval, mas durante o ano. Há agremiações, como Ururau e Madureira, que funcionam o ano todo com eventos. Com tudo parado, essas pessoas estão paradas, e é uma forma que temos de ajudá-las. Ao mesmo tempo, por serem duas agremiações importantes de Campos, é também uma forma de a gente não deixar que a bandeira do samba se apague em nossa cidade — reforçou o presidente da Ururau da Lapa, Leonardo Braz.
Na Madureira do Turfe, segundo o presidente Marcelo Velasco, já existe um projeto de doações semanais de alimentos para necessitados. “ gente sabe que está difícil para todo mundo, mas Papai do Céu dá força para a gente ajudar sempre ao próximo. Junto de amigos, a gente consegue arrecadar e entregar a moradores de ruas, abrigos...”, comentou ele.
A live deste domingo contará com apresentações dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, de representantes das alas de passistas e dos intérpretes das duas escolas. Foram convidados para participar os músicos Andrade, Leandro Zoi, Naninho e Ed Ébano.
— É um encontro inédito entre as duas coirmãs de rivalidades históricas — afirmou o coreógrafo da comissão de frente da Ururau da Lapa, Pedro Fagundes. — Vinte e cinco pessoas estão envolvidas na live, seguindo todos os protocolos de segurança. Existem blocos mistos, onde as duas agremiações se apresentam juntas, e blocos exclusivos, trazendo sambas campeões e que marcaram época — detalhou.
Dos últimos 10 Carnavais realizados em Campos (houve anos em que não aconteceram os desfiles), a Ururau da Lapa conquistou o título em cinco oportunidades: 2007, 2008, 2010, 2012 e 2016. Já a Madureira do Turfe comemorou em 2011, 2014 e 2019, sendo a segunda maior vencedora no período. Os outros títulos foram da Mocidade Louca, que também sagrou-se campeã em 2010, quando a folia campista se dividiu entre duas entidades; dividiu o título de 2019 com a Madureira do Turf e foi campeã sozinha em 2009 e 2013.
Na história, a Ururau da Lapa é a segunda maior campeã, com 18 títulos do Grupo Especial, um a menos que a União da Esperança. A Madureira do Turfe, por sua vez, tem as três conquistas já citadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS