Campos recebe mais doses de vacinas contra a Covid-19
02/05/2021 10:53 - Atualizado em 06/05/2021 18:20
  • Campos recebe vacinas (Foto: Divulgação/Paulo Pinheiro)

    Campos recebe vacinas (Foto: Divulgação/Paulo Pinheiro)

  • Campos recebe vacinas (Foto: Divulgação/Paulo Pinheiro)

    Campos recebe vacinas (Foto: Divulgação/Paulo Pinheiro)

  • Campos recebe vacinas (Foto: Divulgação/Paulo Pinheiro)

    Campos recebe vacinas (Foto: Divulgação/Paulo Pinheiro)

O município de Campos recebeu neste domingo (2) mais 17.190 doses das vacinas contra a Covid-19, 1.470 da Coronavac, para aplicação da segunda dose, e 15.720 da Astrazeneca. As doses foram entregues pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, e recebidas pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo secretário municipal de Saúde, Adelsir Barreto, no aeroporto Bartolomeu Lisandro. A secretaria de Estado de Saúde (SES) entregou, neste domingo, mais 649.980 doses de vacinas contra a Covid-19 aos 92 municípios do estado. Dessas, 54.160 são de CorovaVac e 595.820 de Oxford/Astrazeneca.
— Chegou agora uma boa remessa da Astrazeneca. Infelizmente, novamente poucas doses da Coronavac, que são, exclusivamente, para a segunda dose. São poucas doses, mas a gente vai seguindo o planejamento para que as pessoas possam ser vacinadas, pois aqui na cidade é assim: chegou vacina a gente aplica — destacou o prefeito Wladimir Garotinho, afirmando que a vacinação no município está acima da média estadual e da nacional.
O secretário municipal de Saúde, Adelsir Barreto, destacou que essa remessa de Coronavac foi a menor de todas já recebidas pelo município. “Esperamos que nos próximos dias seja regularizada a entrega das doses de Coronavac pelo ministério da Saúde. Já a quantidade de Astrazeneca contempla o ritmo que nós estamos implementando de vacinação”, reforçou Barreto.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, a secretaria só é comunicada da chegada da vacina poucos dias antes. “Somos informados pelo ministério da Saúde um ou dois dias antes da entrega do imunizante. Assim que recebemos, logo fazemos a distribuição para os municípios. Os números de casos estão caindo, mas não devemos descuidar com todas as ações de prevenção”, concluiu.
Distribuição pelo Estado
De acordo com o Governo do Estado, todas as doses de Coronavac entregues são indicadas para administração da segunda dose do esquema vacinal. Só deverão utilizar este imunizante como primeira dose os municípios que não tiverem a segunda aplicação em atraso ou com reserva para cumprir o calendário de vacinação.
As vacinas Oxford/Astrazeneca são para administração da primeira dose no grupo que inclui as Forças de Segurança e Salvamento e as Forças Armadas; pessoas com comorbidades, incluindo as gestantes e puérperas que façam parte deste grupo; e pessoas com deficiências permanentes.
Em reunião com a direção do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), a subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) da SES solicitou aos municípios um levantamento das segundas doses de CoronaVac que estão atrasadas. O objetivo é que as próximas remessas desta vacina enviadas pelo Ministério da Saúde ao estado sejam distribuídas aos municípios para segunda aplicação do esquema vacinal, até que a imunização de todas as cidades fique em dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS