Cine Darcyzinho exibe "Luiza" nesta quarta-feira
Matheus Berriel 06/10/2020 14:29 - Atualizado em 06/10/2020 16:45
Imagem de divulgação do curta-metragem
Imagem de divulgação do curta-metragem "Luiza"
Desde o final de agosto, Campos conta com um espaço virtual voltado a valorizar a produção audiovisual brasileira. Trata-se do Cine Darcy, realizado pela assessoria de Cultura da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) com colaboração do Laboratório de Cultura, Planejamento e Representações Espaciais da Universidade Federal Fluminense (UFF). Dentro do projeto, foi criado o Cine Darcyzinho, com programação destinada ao público infanto-juvenil. Nesta quarta-feira (7), a atração será o curta-metragem “Luiza”, exibido a partir das 19h, via canal no YouTube e página no Facebook do Cine Darcy.
Dirigido por Caio Baú e protagonizado por Luiza Baú, o documentário, com 15 minutos de duração, trata da delicada relação entre uma jovem com deficiência e o universo que a cerca, tendo a sexualidade como fio condutor para abordar questões como preconceito, relações entre pais e filhos, superproteção da família, autonomia, diferenças e amor.
— No caso do filme “Luiza”, uma das nossas colaboradoras, a professora Elis Miranda, já tinha o contato do Caio Baú, realizador do filme. A gente assistiu e achou um filme muito sensível e importante. O Caio conversou com a gente, contou toda a trajetória do filme. E, por ser o Cine Darcy de uma universidade pública, ele o disponibilizou para a gente passar e poder debater sobre — disse Gabriel Rabelo, responsável pela programação do projeto.
Após a exibição de “Luiza”, que tem classificação indicativa de 10 anos, haverá um bate-papo virtual entre o diretor Caio Baú, o diretor de fotografia Murilo Lazarin e a fonoaudióloga Daniela Marçal, doutora em design e inclusão.
Coordenadora do Laboratório de Cultura, Planejamento e Representações Espaciais da UFF Campos, Elis Miranda destaca a concepção do Cine Darcy, que tem no Cine Darcyzinho uma extensão com caráter educativo.
— A sala de cinema da Uenf foi aberta em 2009 e serviu, em muitos momentos, para apresentações de mostras de cinema e dentro de programações específicas da universidade. Neste ano, a partir da gestão do professor Raul Palacio e da professora Rosana Rodrigues como reitor e vice-reitora da Uenf, eles convidaram a professora Priscila Castro para assumir a assessoria de Cultura, e já era um sonho da Priscila, um desejo dela atuar na programação da sala de cinema Darcy Ribeiro — comentou Elis. — Em 2020, a gente conseguiu por meio da assessoria de Cultura e de financiamento de bolsas do programa de extensão da Uenf, que prevê bolsas tanto para estudantes da universidade quanto para profissionais que atuam na região. Com isso, nós conseguimos ter cinco profissionais associados ao projeto do Cine Darcy — explicou.
Elis Miranda faz o intermédio entre a Uenf e a UFF no projeto. “A colaboração do Laboratório de Cultura, Planejamento e Representações Espaciais da UFF tem uma razão de ser, à medida em que a gente está buscando uma aproximação com o Cine Arte UFF, um cinema com longa experiência, uma longa vida na UFF, e que tem nos dado uma certa orientação no sentido de nos organizarmos enquanto uma política cultural universitária”, disse ela.
Uma das vertentes da programação dos Cines Darcy e Darcyzinho é a pluralidade de temas, formatos e produções, abrangendo obras de diferentes estados brasileiros, como Pará, Pernambuco e São Paulo. Uma Mostra de Cinema Paraense, inclusive, está sendo planejada para as próximas sessões.
— Infelizmente, durante a pandemia, tivemos que fazer essas ações de forma remota. Mas, o nosso objetivo é que, no futuro, após este momento que estamos vivendo, nós possamos fazer essas sessões do Cine Darcyzinho (e do Cine Darcy) presencialmente, na sala de cinema da Uenf, para toda a comunidade campista. Acho que isso é muito importante para a divulgação da produção brasileira — comentou a assessora de cultura da Uenf, Priscila Castro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS