Memórias de um Administrador Parte VI
11/08/2020 12:37 - Atualizado em 11/08/2020 12:43
BNB COLUNA EMPRESARIAL
POR LEANDRO BAZETH LEVONE
O que desejo que os leitores entendam com essas memórias, é que não importa qual o problema e nem o tamanho dele, se tivermos fé em Deus e continuarmos fazendo a nossa parte, ou seja, correndo atrás dos nossos objetivos, chegaremos lá.
Assim será possível vencer qualquer problema, qualquer crise financeira por maior que ela seja.
Após deixar a prefeitura de Natividade em 2015, fiquei somente como consultor em alguns municípios do Noroeste Fluminense, mas estes estavam passando por muitas dificuldades financeiras e acabei trabalhando por mais de um ano sem receber destas prefeituras e ainda tendo gastos para me deslocar até elas.
Dá para imaginar o tamanho do meu problema financeiro? Sem receita nenhuma, gastando para trabalhar e não receber nada.
 
 
O pouco que consegui juntar nesses anos todos de trabalho na gestão pública, até porque investia grande parte em estudos, acabou rapidamente, inclusive um carro financiado, não tive condições de manter as prestações, sendo o bem, alvo de busca e apreensão. Momentos extremamente difíceis, que não desejo para ninguém passar na vida.
  
 
 
Me vi assolado por uma grande crise financeira, e com ela, veio o afastamento de inúmeras pessoas que eu imaginava serem minhas amigas.
 
 
Sabe como se distingue um amigo de verdade?
Quando ele te ajuda na dificuldade.
 
 
E nas dificuldades que atravessei, esses que eu acreditava serem amigos, desapareceram quase todos. Pessoas que eu acreditava poder contar, me abandonaram. Restaram os verdadeiros amigos. Pouquíssimos, raros, mas verdadeiros.
 
 
As dificuldades que enfrentamos nos fortalecem para grandes conquistas futuras, não importa as vezes perdidas na vida, se preocupe com quantas vezes mais você é capaz de cair e levantar.
 
 
Mas como  já mencionei, os servidores públicos são rotulados como corruptos e esse foi um dos motivos que me impulsionaram a deixar a gestão pública, com a minha filha crescendo.
Em 2017 fui convidado a fazer parte do atual governo de Itaperuna e eu não queria que minha filha se envergonhasse de mim.
 
 
O momento político em Itaperuna era de muitas acusações, escândalos envolvendo várias pessoas e como parte integrante deste governo, eu teria que arcar com o bônus de estar empregado, mas também com o pesadíssimo ônus de ser difamado.
Não queria isso para minha filha. Para minha família que sofreu muito ao longo dos anos vendo pessoas que nunca trocaram sequer uma palavra comigo, me julgando e inventando mentiras.
 
 
Aqui em Itaperuna, encarei uma verdadeira campanha difamatória, de desconstrução da minha imagem como gestor publico, um bombardeio de inverdades. Pasmem, isso saia de dentro do governo do qual eu fazia parte.
Motivos? Até hoje não sei quais foram.
 
 
Como minha família sofreu, como minha esposa sofreu! Havia chegado a hora de dar um basta em tudo isso.
 
 
Deus é bom o tempo todo, antes que eu deixasse a administração pública, Ele me honrou  e  fui convidado a ministrar uma palestra no Fórum Brasileiro de Combate a Corrupção na Administração Pública, no auditório da OAB Federal em Brasília.
 
 
Fui o único representante de um município do Brasil a palestrar. Os demais palestrantes, foram Delegados Federais, Procuradores da República, Promotores de Justiça, Ministros do STJ e STF. A pauta principal era a Lava Jato e a Lei Federal anti-corrupção.
 
 
Foi uma honra muito grande participar deste evento, falar no mesmo púlpito no qual falou o ilustríssimo jurista, ex-presidente do STF e STE, Dr. Ayres Britto. Um grande tapa de luvas bem na cara dos que diziam que eu era corrupto.
 
 
Creio verdadeiramente que tudo um pai mais queira na vida é que seu filho sinta orgulho dele.
 
 
Assim, saí da administração pública, com a cabeça erguida, fechando essa página da minha vida.
 
 
Apaixonado pelo magistério, encarei de frente o novo desafio de compor um seleto grupo de administradores de polos e unidades da Universidade Estácio.
 
 
Desafio gigante! Recomeçar aos 38 anos, sem nenhuma reserva financeira, tendo em vista o faro de ainda estar me recuperando da crise financeira que citei. Deixar a gestão pública no passado e encarar o desafio da administração privada. A experiência obtida no serviço público ajudou, mas, completamente diferente de tudo que faço agora.
 
 
Hoje trabalho com metas a serem batidas diariamente e o desafio de continuar ajudando pessoas.
 
 
Hoje consigo ajudar muito mais pessoas do que quando estava ocupando um cargo público. Porque eu dependia das ordens dos prefeitos com os quais trabalhei.
Alguns desses prefeitos, me orgulho muito de ter podido trabalhar, outros, o sentimento é de decepção, até porque, o discurso de todos antes de assumir o poder é muito bonito, mas depois de que lá estão, é que podemos ver quem realmente é bem intencionado ou não.
 
 
Contarei mais na próxima coluna empresarial do Blog Nino Belieny sobre o desafio de recomeçar.
 
 
Deixo como sempre uma reflexão para vocês:
 
 
"Nem sempre vemos luz no horizonte. Às vezes as dificuldades são tantas que tudo nos parece um caminho sem saída. É fácil cairmos em desânimo exagerado quando não encontramos uma rápida solução para nossos problemas, mas você não pode desistir".
 
 
Leandro B. Levone (*)
 
 
PROFESSOR Leandro Bazeth Levone é Administrador, Diretor na Universidade Estácio, Coach de Carreiras, membro da Sociedade Brasileira de coaching com especialização certificada pela Universidade de Harvard nos EUA, Coordenador de MBA em Gestão Pública, Palestrante, Consultor de Negócios e Consultor Governamental, com Mestrado em Economia Empresarial pela UCAM, e Mestrado em Gestão Regional e Planejamento de Cidades pela UCAM, Mestrando em Negócios Internacionais pela Universidade do Estado da Flórida, sendo aprovado em primeiro lugar em todo o Brasil para cursar este programa de Mestrado, Pós-graduado em Gestão e Desenvolvimento Empresarial pela UFRJ, especialista – pós-graduado em Direito Público pelo IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público, pós-graduado - MBA Executivo Internacional em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em Teologia Internacional.
Foi Secretário Municipal de Administração do Município de Natividade de dezembro de 2005 a julho de 2010, ano em que se tornou Secretário Municipal de Administração, Fazenda e Planejamento em Natividade onde permaneceu até maio de 2015, com ampla experiência no desenvolvimento de projetos e soluções públicas e privadas, com carater visionário relacionado ao uso e importância da inovação disruptiva, e é Professor convidado nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu – MBA da FACC-UFRJ (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro), desde 2009.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]