Celebração ao Santíssimo Salvador terá limite de 70 fiéis por missa em Campos
- Atualizado em 04/08/2020 22:11
Diocese de Campos tomou medidas para evitar aglomerações
Diocese de Campos tomou medidas para evitar aglomerações / Foto: Antônio Filho
Respeitando todos os protocolos de segurança, em razão da pandemia da Covid-19, a 368ª edição da Festa do Santíssimo Salvador recebeu adequações no formato das celebrações marcadas para esta quinta-feira (6). A reunião que definiu a logística do evento foi realizada terça (4), na Catedral, reunindo representantes da Diocese e da Prefeitura de Campos. Ficou decidido que a apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal, às 18h, acontecerá no interior da igreja, e não mais na praça do Santíssimo Salvador, com o objetivo de evitar aglomeração de pessoas. Haverá transmissão via YouTube, pelo canal “Catedral SS Salvador”. A tradicional procissão não acontecerá neste ano, dando lugar a um passeio em carro aberto da imagem do padroeiro de Campos por ruas do Centro, a partir das 19h. A recomendação é para que os fiéis acompanhem de suas casas.
— Neste produtivo encontro, definimos, com os agentes do governo, que a tradicional bênção concedida pelo bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, também ocorrerá na Catedral, somente transmitida via YouTube. Sabemos do delicado momento e queremos garantir a saúde de todos — disse o pároco da Catedral e vigário geral da Diocese de Campos, monsenhor Leandro de Moraes Diniz. Além dele, também participaram da reunião de terça-feira a subsecretária municipal de Governo, Daniela Tinoco; o superintendente de Entretenimento e Lazer, Fabiano Gomes; e o regente da Banda da Guarda Civil Municipal, maestro Rafael Almeida.
A Catedral do Santíssimo Salvador pode receber atualmente até 70 fiéis por celebração, correspondendo ao limite de 30% da capacidade definido no plano de retomada de atividades econômicas e sociais da Prefeitura, que segue na fase amarela, equivalente ao terceiro estágio. Todos os dias têm acontecido missas às 19h, inclusive nesta quarta-feira (5). Para quinta, dia do Santíssimo Salvador, estão programadas celebrações às 6h30, 8h, 10h, 13h, 15h e 17h, sendo a das 10h celebrada pelo bispo diocesano Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, a única com transmissão no YouTube. Para assistir presencialmente, em todos os horários, é necessário reservar vaga com antecedência pelo telefone da secretaria da Catedral: (22) 2722-3864.
Outra atração virtual do dia do padroeiro será uma live de Dom Roberto Francisco com a diretora do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, a partir das 19h, comentando, entre outros temas, a tradição da Festa do Santíssimo Salvador. O bate-papo ao vivo poderá ser assistido pela página do museu no Facebook.
— Nestes tempos de cuidado e de prevenção contra a pandemia, a celebração do padroeiro da cidade de Campos e da Diocese apresenta expectativas e, certamente, anseios e preces fortes e esperançosas. Todos os cuidados que assumimos com responsabilidade e seriedade seriam ineficientes se não sairmos desta pandemia melhores em todas as dimensões: mais espiritualizados, mais compassivos e mais lúcidos, lembrando que saúde é um construto abrangente e interligado, envolvendo corpo, mente, espírito e ambiente. Por isso, é importante e pertinente buscar e sonhar um novo paradigma de pessoa humana, de sociedade e convivência que encontramos no Cristo Salvador, que veio para curar e restaurar por inteiro a humanidade e o cosmos — afirmou Dom Roberto.
Além da parte religiosa, outros eventos costumam integrar a programação alusiva ao Dia do Santíssimo Salvador, entre eles a prova ciclística, que teve sua 76ª edição adiada inicialmente para 1º de novembro. Segundo o organizador da corrida, o ciclista Afonso Celso Pacheco, a situação do novo coronavírus em Campos continuará sendo levada em conta em avaliações futuras. A previsão atual junto à Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), responsável pela chancela e supervisão, é de que as inscrições sejam abertas no dia 1º de setembro, com aproximadamente 20 categorias. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS