Ethmar Filho: Os falsos e o verdadeiro
Ethmar Filho - Atualizado em 07/08/2020 23:11
Existem alguns nomes na música universal cuja mera menção ou pensamento evoca personalidades distintas; tais são Handel, Bach, Beethoven, Wagner. Mas, ninguém tem a individualidade extraordinária de Paganini. O nome de Paganini chama imediatamente uma imagem — estranha e misteriosa; traz de volta o fraco eco das performances perdidas há muito tempo nos corredores do tempo, e excita a imaginação de uma maneira totalmente única.
Os últimos anos testemunharam o surgimento de um número sem precedentes de jovens violinistas maravilhosos, cujas realizações culminaram na impecável performance de Franz Von Vecsey. Essas manifestações são quase suficientes para induzir a crença na teoria ou doutrina da reencarnação, e imaginar que o grande genovês está mais uma vez entre nós. Esses violinistas também estão tocando a música de Paganini; eles parecem se vangloriar nele, e o mesmo acontece com o público. Esse interesse revivido por Paganini e sua música parece tornar o presente um momento apropriado para reafirmar o caso do homem e do artista, apesar da extensa literatura já associada ao seu nome.
Não deixa de ser um fato curioso que quase todos os músicos, compositores ou executores ilustres tenham seus nomes, de uma certa forma, associados à Paganini. Houve uma sucessão constante de Bachs na Turíngia por quase dois séculos; o pai e o avô de Beethoven eram músicos; havia quatro Mozarts, músicos; e mais de vinte Wagners, alguns dos quais se destacam no mundo musical. Ninguém parece ter traçado o pedigree de Paganini, mas ele foi precedido e seguido por outros com o mesmo nome, e os detalhes que podem ser recolhidos sobre esses Paganinis podem não ser de interesse e, pelo menos, servir como introdução ao maior de todos eles.
O Dr. Burney, em seu relato da Ópera Italiana em Londres, durante a última metade do século XVIII, nomeia uma Signora Paganini como noiva da temporada de 1760-61. Eles vieram de Berlim, e o Doutor não é galante o suficiente para dizer que a dama, conhecida como "Os Paganini", não era jovem. Ela estreou em 22 de novembro de 1760, no "Il Mondo della Luna", de Galuppi, em uma parte de buffa, e foi muito interessante. A seu favor, quando outra ópera de Galuppi foi apresentada — “Il Filosofo di Campagna”—, uma multidão reunida como nunca havia sido vista em nenhuma outra ocasião. Nem um terço dos que se apresentaram na ópera conseguiram obter admissão.  "Chapéus foram perdidos e vestidos rasgados em pedaços, sem número ou misericórdia, na luta para entrar. Senhoras em trajes completos, que haviam enviado suas carruagens, eram obrigadas a aparecer nas ruas e voltar para casa sem gorros. Felizmente o tempo estava bom", acrescenta o médico, que testemunhou esse espetáculo incomum.
"O Paganini" antecipou assim os extraordinários triunfos do artista mais famoso de meio século depois. O signor Paganini, o marido, era apenas "um primeiro homem grosseiro" e cantou quase sem voz. Depois vem Ercole Paganini, nascido em Ferrara, por volta de 1770, compositor de várias óperas, produzido em La Scala de Milão e em Florença, de 1804 a 1810. Um cantor tenor chamado Paganini também apareceu na ópera de Florença em 1830, foi decididamente bem-sucedido e se tornou muito popular em Gênova em 1836. Depois que Francesco Lamperti foi nomeado (em 1850) professor de canto no Conservatório de Milão, entre os bons alunos que ele descobriu, havia um chamado Paganini, dos quais, porém, não há detalhes. Em 1865, Cesare Paganini, escritor teórico, publicou um tratado em Florença; e em novembro de 1898, a signora Franceschati-Paganini foi a Brünnhilde em uma performance de "Götterdämmerung", em Bolonha.
Depois havia o Dr. Paganini, que talvez fosse o irmão do jovem Nicolo. Seja o que for, este Dr. Paganini morreu em 1835, o que deu origem a um boato de que o grande violinista estava morto — um boato felizmente falso. O Dr. Paganini não era um violinista, mas um violonista. Ele possuía uma espécie de instrumento de corda, ornamentado com madre-pérola e ébano, que pertencia a um xá da Pérsia, o instrumento favorito de Lord Byron, que pertencia a Stanislaus da Polônia, pai de Luís XV, que havia sido usada por Carlos IV da Espanha. De qualquer forma, apesar de tantos notórios que tinham seu mesmo nome, Niccoló Paganini continua sendo uma lenda do violino através da história.
 
Maestro Ethmar Filho – Mestre em Cognição e Linguagem.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS