Morre o publicitário campista Guto Leite, em Quissamã
18/06/2020 12:00 - Atualizado em 31/07/2020 20:02
Publicitário venceu concurso da marca dos 40 anos da Folha da Manhã
Publicitário venceu concurso da marca dos 40 anos da Folha da Manhã
O publicitário Guto Leite, de 50 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (18), enquanto surfava no mar de Barra do Furado, em Quissamã. Segundo informações de amigos que estavam no local, ele teria se embolado em uma rede e não teria conseguido se soltar. Guto chegou a ser socorrido, mas não conseguiram reanimá-lo na unidade hospitalar da cidade. Ele era proprietário da BL Publicidade, que fez inúmeras peças publicitárias para o Grupo Folha, inclusive a logomarca dos 40 anos do Grupo, em 2018, além de tantas outras campanhas em Campos. Guto deixa a mulher, Bárbara Gazineu, e três filhos, Thiago e Lysandra, do seu primeiro casamento, e Noah, do seu matrimônio com Bárbara. O corpo do publicitário chegou a Campos no final da tarde desta quinta-feira. O sepultamento, que estava previsto ainda para esta quinta, 17h, foi adiado para sexta-feira (19), às 9h, no Cemitério Campo da Paz. 
De acordo com o irmão de Guto, Sérgio Luis Tinoco, de 59 anos, o sepultamento foi adiado devido ao atraso do traslado do corpo para Campos, já que sepultamentos só podem ocorrer até as 17h no Cemitério Campo da Paz. Com isso, a família optou por um momento íntimo de oração nesta quinta, com um breve velório na Capela B, afim de evitar aglomeração e seguir as medidas de prevenção da Covid-19, e pelo sepultamento na manhã desta sexta-feira. 
— Tudo o que fazia era sempre muito bem feito. Ele era muito querido e amava muito o surfe. Ele comprava prancha para a garotada de Barra do Furado, os levava para campeonato, incentivava a prática esportiva. Uma pessoa que vai fazer muita falta", disse Sérgio.
Outro irmão do publicitário, o médico Oldemar Tinoco, de 65 anos, destacou o caráter de Guto. "Nunca ouvi Guto falar mal de ninguém. Quando ele estava em uma roda em que isso acontecia, ele saía de perto".
A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, cunhada de Guto, esteve no Campo da Paz nesta quinta-feira para prestar sua última homenagem ao também colega de trabalho. 
— É um momento de muita dor. A gente perde uma pessoa muito amiga, querido, um excelente profissional. Com certeza ele tinha como principal característica um coração grandioso, uma pessoa extremamente generosa, de excelente caráter. Guto caminha comigo desde minha primeira campanha a vereadora em 2004, ele é quem cuidava de todo material, os vídeos, que produzia com um olhar humanizado, que tinha muito dele. Foi um baque pra gente hoje de manhã. Ele conhecia muito o mar de Barra do Furado, surfava ali há mais de uma década e a gente está sem entender. Nós, da família, perdemos uma pessoa que amamos muito", lamentou a prefeita.
Em suas páginas oficiais, o prefeito de Campos, Rafael Diniz, também lamentou a morte do publicitário.
"Hoje recebemos com tristeza a notícia da trágica morte do grande publicitário campista Guto Leite. Que Deus possa confortar os corações da família e amigos e o receba de braços abertos. #gutoleite #descanseempaz", escreveu Rafael. 
Conforme foi noticiado no blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa (aqui), Guto entrou na água junto com seu amigo, Felipe Fernandes, ao lado do pier, pelo lado de Farol de São Tomé. Ao remar para furar a arrebentação, que tinha ondas muito fortes, Guto foi empurrado pra baixo do mar, ficando submerso, preso em uma rede de pesca, se afogando.
Seu amigo Felipe conseguiu soltá-lo da rede, colocando-o na prancha e retirando-o do mar. Outros amigos que estavam na areia, se preparando para entrar na água, correram para ajudar a socorrer Guto, fazendo massagem e respiração boca a boca para tentar reanimá-lo.
Os amigos colocaram Guto em cima da prancha e o carregaram até o Canal das Flexas, onde o atravessaram por uma canoa para o outro lado do píer, local no qual a ambulância o aguardava. Ele ainda tinha pulso antes da travessia. Porém, ao chegar do outro lado, cerca de 15 minutos depois do incidente, já não era possível salvá-lo.
Rogério Rangel, que também estava no momento do acidente com o publicitário, contou que o amigo foi surpreendido por uma rede que estava submersa por conta da maré alta. 
"Que fique o alerta para os pescadores para que tomem mais cuidado com as redes de pesca. Ele foi surpreendido por essa rede. Momentos antes de morrer, ele me perguntou como estava o mar, passei por onde tudo aconteceu. Rodei a praia toda e não vi a rede. Pelos relatos ele entrou no mar quando a maré estava cheia, foi arrastado, conseguiu dar umas braçadas, mas logo depois sumiu. Ele tinha muita experiência, poderia ter acontecido com qualquer um, inclusive comigo. Hoje foi um dia diferente, coloquei a mão na água e fiz o sinal da cruz três vezes. Parecia que estava prevendo que tinha um perigo ali maior do que esperava no dia a dia. Infelizmente, perdemos uma pessoa maravilhosa", disse Rogério.
No Grupo Folha, Guto Leite deixou diversos registros importantes do seu trabalho. Além de ter sido ganhador do concurso para criar a logomarca dos 40 anos do Grupo, em 2018, entre outras peças ao longo dos anos, o publicitário foi responsável por desenvolver a arte do site Folha 1 e também da rádio Folha FM. 
Arte de Guto Leite
Arte de Guto Leite
Arte de Guto Leite
Arte de Guto Leite
Arte de Guto Leite
Arte de Guto Leite
Também publicitário, Thiago Bellotti, superintendente de Comunicação de Campos, fez questão de falar o quanto Guto foi brilhante na profissão que partilhavam. “Foi como um roteiro de filme publicitário, rápido, intenso, bonito e feliz. Assim, para mim, foi a vida do melhor publicitário da região. No mar, se desligava do mundo e criava o surpreendente”.
A Superintendência de Comunicação de Campos, através do site da Prefeitura, emitiu nota de pesar pela morte do publicitário.
"A Superintendência de Comunicação de Campos lamenta profundamente o falecimento do publicitário Guto Leite, ocorrido na manhã desta quinta-feira (18), em Barra do Furado. Muito além do profissional competente e criativo, Guto Leite era uma pessoa do bem, ético e amigo de todas as horas. Sua morte, de maneira tão abrupta, quando estava em um momento de lazer fazendo o que mais gostava, deixa uma lacuna, que não será preenchida. Aos familiares, amigos, funcionários da BL Publicidade nosso pesar e solidariedade neste momento de dor".
  • Velório de Guto Leite

    Velório de Guto Leite

  • Velório de Guto Leite

    Velório de Guto Leite

Também em nota, a Associação de Imprensa Campista (AIC) lamentou a morte do publicitário. "A Associação de Imprensa Campista lamenta profundamente o falecimento do publicitário campista Guto Leite, proprietário da Agência BL Publicidade, ocorrido na manhã desta quinta-feira (18). Guto praticava surf na praia de Barra do Furado no município de Quissamã quando se acidentou numa rede de pesca. O publicitário deixou uma marca de competência e brilhantismo na área de comunicação, com criação de campanhas de alto nível para diversos clientes em Campos e Região. A AIC manifesta as suas condolências aos amigos, colegas de trabalho e familiares de Guto Leite, um querido companheiro que será sempre lembrado pela forma cortês com que tratava a todos".
Guto leite surfando
Guto leite surfando
Nas redes sociais, amigos também lamentaram a perda. A ex-apresentadora Tânia Borges lembrou dos trabalhos realizados juntos. "A tarde começa cm uma notícia devastadora em nossos corações com a morte precoce do ser humano incrível que era o meu amigo Guto Leite, que faleceu fazendo o que mais amava que era surfar. O que nos resta é guardar do lado esquerdo do peito sua passagem marcante na terra e pedir a Deus que o receba com muito carinho. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Jamais esquecerei nossos belos trabalhos que fizemos juntos e todos os ensinamentos que deu ao STB. Saudades eternas", postou.
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Cristina Lima, disse estar "sem chão". "Fora do ar! Sem chão! Sem palavras! Luz imensa te envolva, Guto Leite!", escreveu em seu perfil no Facebook.
O Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa) e os Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa) emitiram nota de pesar e suspenderam as aulas online desta quinta (18): "Com imenso pesar nos despedimos de Guto Leite. A perda de um parceiro de trabalho, há mais de 30 anos partilhando o cotidiano conosco, amigo e um dos mais talentosos profissionais, que sempre distribuiu criatividade e motivação, nos deixa perplexos e enlutados. Neste momento, nos unimos em oração à sua família e amigos para que esta perda seja compreendida com a esperança do conforto de Deus".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS