Raul Palácio: Coletividade
14/04/2020 05:05 - Atualizado em 15/04/2020 20:17
Raul Palácio  Reitor da Uenf
Raul Palácio Reitor da Uenf
Olá a todos e todas! Na semana passada demostramos que a falsa dicotomia entre a saúde e a economia é produto do individualismo exacerbado, fruto do neoliberalismo. Esta semana gostaria de falar na direção contrária, apresentar comportamentos, políticas e ações, que, no mesmo período de tempo, são direcionadas no sentido da coletividade.
Como principais agentes representantes desse sentimento solidário gostaria de apontar a todos aqueles que hoje, em detrimento da convivência com seus familiares e colocando em risco a sua saúde, se encontram nos hospitais ou ambulâncias, lutando desesperadamente contra o vírus e a favor da saúde do paciente. O agradecimento da população está chegando na forma de aplausos, músicas, reportagens e até cartas escritas pelos pacientes curados ou pelos familiares dos mesmos. Médicos, enfermeiras, auxiliares, pessoal de apoio, todos merecem nosso carinho e admiração. Jamais poderemos esquecer isso.
A luta contra a Covid-19 é muito dura, tem que ser realizada em muitas frentes. Na coletividade cada qual ajuda como pode. Na Uenf, por exemplo, estamos ajudando com o que temos de melhor, o nosso material humano. Na semana passada, depois de várias discussões internas sobre o tema, realizamos uma reunião com o prefeito, secretários e seus assessores, no intuito de trabalharmos juntos no credenciamento de um laboratório do HGG como referência regional para a realização do teste do coronavírus. Algumas pequenas adequações no espaço físico são necessárias, insumos, equipamentos de proteção individual e kits de testes devem ser adquiridos, entretanto, com a contribuição de todos, tenho a certeza de que o laboratório será credenciado pelo Lacen. 
 
 
Neste sentido, finalizo o artigo de hoje, solicitando o apoio solidário das empresas, organizações sociais, prefeituras e políticos da região, para se unirem na luta pela certificação do laboratório. Tem que ficar claro que saber se o nosso vizinho, companheiro, amigo ou familiar está ou não com a doença, num período de 48 horas, depende do nosso esforço.
Viva a coletividade, juntos somos mais fortes!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS