Chuva obstrui BR 101, deixa mortos no sul do Espírito Santo e causa estrago em SFI
18/01/2020 08:52 - Atualizado em 20/01/2020 14:12
Reprodução
O município de Iconha no Espírito Santo ficou embaixo d’água na noite dessa sexta-feira. Depois das fortes chuvas, o nível do rio, de mesmo nome, subiu quatro metros e arrastou geladeiras, carros e até mesmo caminhões. Além de Iconha, os municípios de Alfredo Chaves, onde a Defesa Civil confirma a morte de um casal de idosos em um desabamento e Marechal Floriano também contabilizam prejuízos. No início da noite de ontem, uma barreira caiu na BR 101, na altura do município de Atílio Vivacqua, devido ao encharcamento do solo e obstruiu a pista nos dois sentidos. Em São Francisco de Itabapoana a programação do final de semana foi cancelada depois da chuva causar estragos, principalmente em Imburi. Neste domingo, moradores do bairro São domingos, próximo a Imburi, fizeram uma manifestação, reclamando a falta de luz desde a última sexta-feira (16).
Único município do Espírito Santo a contabilizar mortes até o momento, Alfredo Machado foi o que mais recebeu chuvas nas últimas 24 horas, no estado vizinho, com 249,2 milímetros de chuva. Ruas foram inundadas e moradores ficaram desalojados depois do transbordamento do rio Benevente. Ainda há bairros alagados.
Três pessoas ficaram soterradas no bairro Cachoeirinhas, onde uma casa desabou. Uma delas foi salva com fraturas e escoriações pelo corpo, mas um casal de idosos não resistiu e, até o final da manhã as equipes ainda tentavam o resgate dos corpos sob os escombros, onde moradores se mobilizaram nas buscas.
Em Iconha, jornais locais afirmam ser a maior inundação da história de Iconha e o Corpo de Bombeiros aponta pessoas desabrigadas e ainda não há informações sobre número de desalojados. Uma passarela foi danificada por um caminhão frigorífico arrastado pela força da correnteza e o Hospital Danilo Monteiro de Castro ficou alagado até o segundo pavimento. Até o final da manhã a informação era de 34 pessoas desalojadas.
Na manhã deste sábado (18), com a cidade coberta de lama, moradores fizeram vídeos e fotos mostrando o estrago nas ruas. Vidraças de uma agência bancária foram quebradas, portas de ferro de estabelecimentos comerciais arrancadas e até um trailer onde funcionava uma lanchonete, no Centro, foi arrastado pela correnteza. Nas ruas há pedaços inteiros de paredes e carros amontoados sobre outros e em canteiros. Com as vidraças quebradas, lojas e estabelecimentos foram completamente devastados pela lama.
Em São Francisco – Na tarde dessa sexta (17), São Francisco de Itabapoana também foi atingida por fortes chuvas. Segundo Defesa Civil, foram registrados cerca de 50 milímetros de precipitação e equipes do órgão atenderam moradores. Em virtude do alto volume de chuva registrado, a prefeitura decidiu pelo adiamento da inauguração do pacote de obras da localidade de Coréia, que ocorreria nesta noite.
— Foram mais ou menos três horas de chuva. Alagaram todas as ruas. Água chegou na cintura. Derrubou muro, entrou água em diversas casas. Também teve muito vento, levou mesas e cadeiras. Tenho vizinhos que perderam móveis e roupas, tudo. Há dois anos, aconteceu a mesma coisa e nada foi feito para que o problema não voltasse a se repetir — contou a moradora da localidade de Imburi, Eliana Crespo, 39 anos, auxiliar de serviços gerais. Em São Francisco de Itabapoana, na tarde dessa sexta (17), a chuva causou estragos em Imburi e alagamentos no município. A programação de final de semana foi cancelada pela Prefeitura.
Protesto - A forte chuva da última sexta-feira (16), deixou moradores do bairro São Domingos, próximo à localidade de Imburi, em São Francisco de Itabapoana. Por conta disso, um protesto fechou a RJ 224, nos dois sentidos na manhã deste domingo (19), próximo ao posto 15 do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv).
BR 101 – A Chuva também causou transtorno na BR 101 onde uma barreira caiu e obstruiu os dois lados da pista, no km 434, na altura do município de Atílio Vivacqua, no Espírito Santo. Equipes da concessionária que administra a rodovia no trecho iniciaram ainda ontem os trabalhos de limpeza e liberação da pista.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS