Verônica Nascimento
18/11/2019 13:42 - Atualizado em 22/11/2019 13:33
Divulgação Smece
A escola municipal Francisco Faria Barbosa, no Parque Aldeia, vai estar aberta ao público na tarde desta terça-feira (19), em um dia de atividades pedagógicas e de lazer desenvolvidas pela secretaria de Educação de Campos. Além do projeto “Nessa escola tem gratidão, poesia e educação” e de apresentações musicais, a prevenção ao suicídio vai ser tema de roda de conversa dos alunos com psicólogas do programa “Diga lá”.
Na programação, que, pela manhã começa por volta das 9h30 e, à tarde, às 13h30, consta ainda palestra do guarda civil municipal, idealizador do projeto da Smece, Ivan de Souza, sobre situações de risco, prevenção de acidentes e crimes contra crianças e adolescentes.
- O comandante da 2ª Companhia de Infantaria do Exército em Campos, major Kurlan Luiz Marques Barbosa, também ministrará palestra para pais e alunos, com o tema 'gratidão” - conta Ivan.
Já o "suicídio" é o tema do projeto “Diga lá”, da psicóloga e mestre em Cognição e Linguagem, Vânia Maria Rocha de Oliveira Tatagiba. Criado em 2016 por um grupo de acadêmicos de psicologia, sob supervisão da psicóloga, o programa é levado a escolas públicas e desenvolvido por meio de rodas de conversas.
Na escola do Parque Aldeia, as psicólogas Mariana Santiago Ferraz Christiano de Carvalho e Queila Felix da Silva Velasco vão conversar com os estudantes do Ensino Fundamental. Segundo elas, o suicídio ou a tentativa de suicídio ainda é considerado um tabu e a primeira medida preventiva é falar sobre o assunto e compartilhar informações ligadas ao tema.
- Constatamos um número cada vez maior de transtornos de humor grave, conflitos familiares, sentimento de solidão, depressão, automutilação, atitudes que levam ao risco de uma tentativa de suicídio. Assim, percebemos a necessidade de dar voz à demanda em relação às tentativas de suicídio, entre outros temas escolhidos por eles, tais como gravidez na adolescência, uso de drogas, homossexualidade, etc. O suicídio constitui um assunto que merece atenção e requer ações preventivas e informativas – explica Vânia.
A programação, pela tarde, será aberta ao público, com música e poesia como principais atrativos.