Greve dos médicos continua e situação é indefinida
Daniela Abreu 16/08/2019 20:02 - Atualizado em 19/08/2019 13:57
A greve dos médicos completou nesta sexta-feira (15) nove dias  e ainda sem definição de retomada dos trabalhos. Ainda nesta sexta, a Prefeitura fez o pagamento de 50% das gratificações e substituições aos profissionais de 3º grau da Saúde, exceto para médicos, que, segundo o órgão, só deverão receber após assinatura do “pacto pela Saúde”, proposto pelo município e rejeitado pela categoria em assembleia na noite de quarta. A reunião resultou em uma contraproposta, onde os médicos pedem fixação de uma data para pagamento dos 50% restantes das gratificações, férias e um cronograma de obras de recuperação das unidades de saúde. O documento foi protocolado, na quinta (15), no gabinete do prefeito e na secretaria de Saúde. A Prefeitura diz que as propostas estão sob análise. Na próxima terça-feira, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) deve protocolar um relatório sobre a situação das unidades de saúde em Campos, junto aos órgãos ministeriais.

Leia mais

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos de Campos (Simec), José Roberto Crespo, ainda não houve retorno da Prefeitura. Ele explicou que não há grandes exigências no documento elaborado após assembleia, mas garantias.
— Na verdade, a nossa contraproposta, se você olhar, não tem nada. Simplesmente uma data para pagar os outros 50% e a garantia das férias. Não tem mais problema nenhum, não há nada estratosférico que vá quebrar a Prefeitura, nada disso. O que a gente quer é simplesmente uma garantia — disse o presidente do sindicato, que revelou ainda que a marcação do ponto biométrico em ambulatórios também está sob negociação com o secretário de Saúde, com consentimento do prefeito, na última reunião com a categoria, assim como o ponto interjornada.
O presidente do Cremerj, Rogério Bicalho, disse que na próxima terça-feira (20) deverá protocolar um relatório sobre as condições das unidades de saúde em Campos, junto aos órgãos ministeriais.
Em nota, a Prefeitura informou que “recebeu a pauta de reivindicações, que será analisada, e aguarda o prosseguimento das negociações. O valor referente ao pagamento dos 50% das substituições e gratificações está reservado para quando houver o cumprimento do acordo”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS