Estudante do IFF descobre teorema matemático
15/08/2019 18:35 - Atualizado em 19/08/2019 13:49
Quando o assunto é matemática, não é incomum encontrar alunos que apresentem resistência ou dificuldade na matéria. Essa era a realidade de Camille Etiene, estudante do curso técnico em Química do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Bom Jesus do Itabapoana, que hoje não só se declara apaixonada pela disciplina como também tem um teorema para chamar de seu: o Teorema de Etiene. Em matemática, teorema é uma afirmação que pode ser provada como verdadeira, diferindo da teoria.
Atualmente estudante do 2º ano, ela recorda a satisfação de sua descoberta, realizada durante uma aula em 2018, quando estudavam funções quadráticas, que têm como gráfico a curva chamada parábola. O professor Leonardo Muniz explica que ensina aos alunos um esquema de cinco passos para o esboço da parábola. O último é a marcação do ponto P, que é o simétrico do ponto de intersecção da parábola com o eixo y (ponto (0,c)), em relação ao eixo de simetria da parábola.
— Enquanto fazíamos a lista de exercícios e discutíamos as perguntas, olhei para o quadro e vi que, para encontrar o ponto P, era só somar as raízes (os valores de x1 e x2) — conta Etiene. O professor concordou e, imediatamente, os colegas começaram a aplicar a ideia às questões já resolvidas. Identificaram que o argumento era válido e Leonardo chamou a atenção da turma para a prova, que é o processo de mostrar que o teorema está correto. A comemoração foi imediata; um momento de descoberta coletiva que mudou o modo como Camille e os colegas enxergavam a tão temida matemática: “a felicidade foi contagiando a sala toda”, relata.
Etiene, que antes precisava de aulas particulares para superar a matemática, hoje oferece auxílio aos que também têm dificuldades com os números. E não só em matemática: “Fiquei muito boa nas matérias de exatas. Nas provas eu estudava para mim e ajudava os colegas e com isso me senti muito especial”.
Para o professor, presenciar o momento de aprendizado dos estudantes trouxe grande satisfação: “As turmas precisam desses momentos. Acho muito importante compartilhar conhecimento e isso aconteceu de forma mágica naquele dia”.
Superação – Tímida, Camille conta que sempre teve vergonha de fazer perguntas aos professores e, após a experiência em sala de aula, tem mais segurança para apresentar seus questionamentos não só em matemática, mas também nas demais disciplinas do ensino médio e técnico.
O Teorema de Etiene mudou a vida de Camille e inspirou colegas, familiares e educadores. Um artigo sobre ele foi publicado na Revista do Professor de Matemática (RPM), periódico de prestígio entre os profissionais da área.
Fonte: Ascom IFF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS