Homem assassinado a tiros no Parque Boa Vista II
Maria Laura Gomes/ Virna Alencar 26/04/2019 08:51 - Atualizado em 27/04/2019 11:19
Um homem, identificado como Eduardo Ribeiro dos Santos, 32 anos, foi morto a tiros, na noite dessa quinta-feira (25), no Parque Boa Vista II, em Guarus. Com este crime, sobe para 44 o número de homicídios no município em 2019, sendo o 10º do mês de abril, de acordo com dados da Folha da Manhã. Em relação ao mês anterior, o número de casos dobrou. No primeiro trimestre deste ano, o número de homicídios dolosos em Campos foi apontado como o menor em 12 anos, segundo levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro.
De acordo com a Polícia Militar, Eduardo foi atingido pelos disparos na rua Dois. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Ainda não há informações sobre o que motivou o crime e nenhum suspeito foi preso. A ocorrência foi registrada na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), para investigação.
De acordo com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Rodrigo Ibiapina, apesar do crescente número de casos de homicídio no mês de abril, o patrulhamento vem sendo reforçado, principalmente, em Guarus, o que, para ele, justifica a queda brusca de assassinatos apontada pelo ISP. “Este mês os casos de homicídio aumentaram um pouco, mas, mesmo assim, está a um nível muito mais baixo do que meses anteriores. Então, a gente entende que a situação está controlável. A maioria dessas mortes está relacionada ao tráfico de drogas e ao controle de território”, afirmou.
Dados do ISP informam ainda que, nos três primeiros meses deste ano, foram registrados 37 assassinatos, marca que é superior apenas aos índices já alcançados pelo município em 2005 e 2007. Em relação a 2018, a redução foi de 44%. A melhora, segundo o instituto, é puxada pela queda de casos ocorridos na região de Guarus, como relacionou Ibiapina.
O delegado titular da 146ª DP, Pedro Emílio Braga, destacou que, além de medidas de capturas específicas, neste ano foi iniciado o projeto Guadalajara, que, a partir de um trabalho integrado com o 8º BPM, deflagrou ações em combate ao tráfico de drogas e homicídios provocados por brigas de facções criminosas no subdistrito.
Tentativa de invasão no Boa Vista I — Uma semana antes de Eduardo Ribeiro ser assassinado no Parque Boa Vista II, a Polícia Militar prendeu dois homens e apreendeu três armas, após uma tentativa de invasão às casinhas do Parque Boa Vista I, à margem da BR 101, em Guarus, que resultou em um cerco policial e troca de tiros com suspeitos, durante a madrugada do dia 18. No local, os agentes se depararam com pelo menos 12 homens armados. Houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido durante a ação. Dois homens foram presos. Policiais apreenderam dois revólveres de calibre 38, uma pistola de calibre 380, 39 munições de calibre 38, 33 munições de calibre 380, um celular e duas caixas de fogos de artifícios.
Segundo a PM, o caso teria participação de homens do Parque Aeroporto, com auxílio de pessoas que seriam de outros bairros. O caso é investigado na 146ª DP.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS