Lixo contribui para Aedes aegypti
23/04/2019 15:27 - Atualizado em 24/04/2019 18:45
Supcom Campos
O descarte irregular de lixo e entulho em áreas públicas e terrenos baldios é um grande vilão quando o assunto é combate ao mosquito Aedes aegypti. Ações simples fazem a diferença na luta contra o transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Em Campos, a diretora da Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, destaca que a população é parte essencial nos cuidados básicos em prol da saúde pública. Segundo dados do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), o número de casos de chikungunya em 2019, até o momento, é quase 14 vezes maior que no mesmo período do ano passado. São 1.933 diagnósticos confirmados da doença.
— É imprescindível a participação de todos. A Saúde conta com o comitê de combate a arboviroses, com ações efetivas. Mas de nada adiantam essas ações efetivas por parte do poder público, se a população não colaborar e se engajar nessa luta — ressalta Andréya.
A Prefeitura mantém as ações de limpeza pública. A coleta de lixo domiciliar é feita regularmente em todo o município. Os serviços de capina e roçada seguem um cronograma da superintendência de Limpeza Pública.
Somente no início da última semana, 200 sacos de lixo doméstico despejado em local indevido foram recolhidos em ação conjunta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Limpeza Pública no bairro Arraial, no distrito de Travessão.
— A coleta de lixo doméstico neste bairro e em todos os outros da cidade acontece normalmente, no mínimo, três vezes por semana, então não justifica o descarte dos resíduos domésticos nas ruas e terrenos. E para entulhos, o município disponibiliza pontos para descarte, os Peves, mas infelizmente, mesmo quando a Limpeza Pública realiza a limpeza das ruas de um bairro, às vezes no dia seguinte já tem descarte indevido de entulho novamente — relata o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.
O coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya, Claudemir Barcelos, explica que o despejo irregular de lixo e entulhos é um dos grandes geradores de focos do mosquito e os moradores precisam estar mais conscientes. “Aqui no bairro Arraial, encontramos recipientes com água acumulada e isso gera risco à incidência de doenças virais transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”, pontuou.
Em casos de flagrante de descarte irregular, a população deve entrar em contato com a secretaria de Desenvolvimento Ambiental, através do telefone (22) 98175-1882, para que o órgão se dirija ao local e tome as providências necessárias, seja através de orientação ou multa, caso haja reincidência. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS