Suco Detox realmente faz Detox?
26/12/2018 07:56 - Atualizado em 26/12/2018 10:37
googlesearch
O hábito de consumo dos chamados sucos detox surgiu há cerca de 5 anos e tem arrebanhado muitos adeptos. Mas faz sentido essa verdadeira febre?
No nosso ponto de vista e de muitos colegas na verdade não. Os mamíferos possuem o fígado e rins como grandes órgãos "desintoxicantes"por assim dizer. 
Qualquer alimento ou substância que se proponha a desintoxicar, deve privilegiar esses dois órgãos. Não há nada em concentrações efetivas nas receitas desses sucos de vegetais e frutas, gengibre, etc, que melhore a função do fígado ou rins. 
Sempre questiono as pessoas sobre de qual substância elas querem desintoxicar o organismo. Nunca tive uma resposta válida.
Radicais livres? Tudo bem, os antioxidantes fazem esse papel e, temos vários: vitamina C. Vits A, D, E, além de várias substâncias como o licopeno e resveratrol. E pensando bem, esses sucos deveriam levar tomates, morangos, jabuticaba, uvas roxas, ou seja, frutos roxos ou vermelho-escuros, com alto teor de licopeno e resveratrol. 
Assim como James Grendell (chefe do departamento de gastroenterologia, hepatologia e nutrição do Hospital Universitário de Winthrop, em Nova York), consideramos uma salada mista e variada bem mastigada muito mais interessante (bem mastigada, isso mesmo, mastigamos muito pouco o que comemos).
_consumo de alguns litros de sucos aguados, como laranjada, limonada, refresco de maracujá, caju, sem açúcar, seria bem mais interessante pela ingestão de água, eletrólitos e a carga calórica muito reduzida.
E quanto aos sucos "detox"?
Valem a pena se feitos com os frutos inteiros, talo e folhas de hortaliças pelo aumento no aporte de fibras, vitaminas e minerais, mas não se iluda, desintoxicação (detox) não é o caso. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]