Elevador do HFM é alvo de denúncia
Virna Alencar 07/11/2018 23:10 - Atualizado em 09/11/2018 15:05
Um elevador quebrado há dois dias no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, foi alvo de denúncia, na tarde de ontem. De acordo com o denunciante, cirurgias estão sendo adiadas e pacientes em estado grave estão sendo transferidos para outras unidades de saúde do município. Uma foto enviada à Folha da Manhã mostra uma lixeira colocada na porta do elevador, no térreo, para sinalizar que não está em funcionamento. Em nota, a assessoria de comunicação do HFM confirmou a interdição do elevador para a realização de reparo. 
O denunciante preferiu não se identificar, mas disse que esteve ontem no hospital e ficou indignado com a situação que encontrou. “O elevador está quebrado há dois dias e a promessa era de conserto hoje (ontem). Até a situação ser resolvida, cirurgias estão sendo adiadas e pacientes transferidos para outras unidades. Vi um menino de apenas 4 anos, com 60 quilos, sendo transportado com dificuldade pela escada, por causa do único elevador do hospital estar quebrado. A criança estava sendo levada para uma unidade particular da cidade”, disse.
Em nota, o HFM informou que “uma peça do elevador - motor operador de porta de cabine - apresentou problemas. O pedido de compra da nova peça foi feito nessa terça-feira (06) e o material chegou na tarde desta quarta-feira (ontem). Técnicos da empresa responsável já estão no hospital neste momento providenciando a substituição da peça. De ontem para hoje (ontem) três cirurgias eletivas (agendadas previamente) foram adiadas, mas já foram reagendadas para esta semana”. Quanto à informação de que pacientes graves estejam sendo transferidos para outros hospitais em virtude do problema no elevador, informou que não procede. “O novo elevador já está instalado, dependendo apenas de acabamento interno e a previsão é de que entre em funcionamento em dez dias. O hospital deixou preparada uma equipe para transportar pelas escadas apenas os casos mais graves. Hoje, por exemplo, apenas um caso grave foi levado ao centro cirúrgico”.
Essa não é a primeira vez que o elevador do HFM apresenta falha. Em julho do ano passado, o elevador do hospital ficou parado para que o arraste da porta fosse reparado. O problema aconteceu justamente quando o vereador de São João da Barra, Ronaldo Gomes de Souza, conhecido como Ronaldo da Saúde, estava sendo socorrido. Ele foi levado para o Centro Cirúrgico pela escada. Ronaldo foi baleado durante uma tentativa de assalto em sua residência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS