Alerta de ressaca em SJB e SFI
08/11/2018 17:09 - Atualizado em 12/11/2018 17:18
Litoral de SJB
Litoral de SJB / Secom - Divulgação
Devido às fortes chuvas registradas na região nesta quinta-feira (8), autoridades emitiram alerta de ressaca para o litoral de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Em ambos os municípios, a previsão é de ondas de até 2,5 metros.
Em SJB, a Defesa Civil orienta que pescadores a evitarem a atividade em alto mar até domingo (11). O subcoordenador de Defesa Civil, Welington Barreto, informa que foi feito aviso, juntamente com a Secretaria de Pesca, a todos os trabalhadores da pesca.
— A ressaca chega em São João da Barra também pelo motivo de fazer parte do cabo de São Thomé. A Marinha está monitorando toda a costa brasileira e a qualquer momento poderá mudar a situação — disse Barreto.
O período de maré de lua, explica Barreto, iniciou ontem, dia 7, e vai até o próximo dia 14. "Com a ressaca e períodos de maré de lua, a tendência é o mar avançar ainda mais. Estamos monitorando toda orla e até o momento não existe nenhum desabrigado", destacou.
No município de São Francisco, segundo a secretaria municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema), até o próximo domingo deve chover 117mm.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, explicou que o volume de chuva previsto é comum a partir do início de dezembro, mas foi adiantado devido a uma convergência de antecipação da região Norte para a Sudeste. “Estamos em um período de transição, em que saímos da estiagem para o ciclo das águas. Para o próximo mês, por exemplo, estão previstos 160 mm”, esclareceu.
A Sema está monitorando os efeitos da chuva nas regiões mais baixas, como a localidade de Imburi, como também nos rios que cortam SFI. De acordo com o órgão, a situação atual é de normalidade.
Ainda nesta quinta, o Inmet chegou a emitir alerta de grande perigo de desastres naturais em 62 municípios do Rio, entre eles Campos, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Santa Maria Madalena, São Fidélis, SFI e SJB. O risco, segundo alerta, é de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Segundo o coordenador Defesa Civil no Norte e Noroeste Fluminense, tenente-coronel Joelson de Oliveira, mesmo com a quantidade de chuva tendo sido acima da normalidade, a situação está sob controle. Os pontos considerados mais vulneráveis estão sendo monitorados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS