Exército em Campos para o segundo turno
26/10/2018 20:45 - Atualizado em 28/10/2018 16:34
Campos será o único município do interior do Rio de Janeiro a receber as tropas das Forças Armadas para reforçar a segurança durante o segundo turno das eleições gerais no próximo domingo (28). Ao todo, a secretaria de Estado de Segurança Pública (Seseg) anunciou nesta sexta-feira que aproximadamente 45.600 agentes irão atuar no esquema especial em todo o estado, sendo 6.778 militares das Forças Armadas. No entanto, a Seseg não informou a quantidade do efetivo que irá atuar no município e nem a partir de quando para não comprometer o planejamento.
A Polícia Militar e as Forças Armadas realizarão as escoltas e a distribuição das urnas nos locais de votação neste sábado. No primeiro turno, segundo a secretaria, não houve nenhum registro de incidente grave no Rio. “A expectativa da secretaria de Segurança é, dentro do ambiente da Coalizão Eleitoral, repetir no segundo turno os excelentes resultados alcançados no primeiro. Ou seja, garantir a todos o livre exercício do direito do voto, num ambiente de absoluta tranquilidade”, declarou o secretário de Segurança, Richard Nunes.
No primeiro turno, além de Campos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegou a autorizar o uso do Exército para apoiar a segurança também em Macaé, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis.
Em Campos, a primeira vez que as tropas federais reforçaram a segurança foi na eleição municipal de 2004, quando os grupos políticos do ex-governador Anthony Garotinho, à época secretário estadual no governo da esposa Rosinha, e do então prefeito Arnaldo Vianna se enfrentaram no segundo turno.
O esquema de segurança montado PM também prevê um total de 35 mil agentes – sendo 13.200 policiais extras – em todo o estado. O planejamento da corporação também prevê escolta de urnas e policiamento nos 4.897 locais de votação. Já a Polícia Civil mobilizará 2.200 agentes. O efetivo será reforçado em todas as delegacias do estado, que funcionarão normalmente.
Também estarão de plantão 250 agentes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual, realizando a prevenção e conferindo agilidade às possíveis ações de combate a incêndios, salvamentos e atendimentos pré-hospitalares. (A.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS