Candidatos a presidente e governador falam sobre expectativas
Verônica Nascimento 28/10/2018 15:46 - Atualizado em 29/10/2018 14:56
Nenhum transtorno foi verificado neste domingo (28), nos locais de votação dos candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), e ao governo do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM). Todos votaram pela manhã. Bolsonaro (PSL) votou às 9h17 na Vila Militar, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e Haddad em Moema, Zona Sul de São Paulo. Os candidatos a governadores votaram em seções eleitorais da capital fluminense.
O candidato à Presidência da República pelo PSL, por recomendação da Polícia Federal, usou entrada alternativa, pelos fundos da escola, e colete à prova de bala. Bolsonaro chegou à seção eleitoral escoltado por policiais federais, acompanhado da esposa, Michele Bolsonaro. Antes de votar, o candidato beijou a mulher e fez sinal de vitória com os dedos. "A expectativa é a que ouvi das ruas ao longo dos últimos meses, a de vitória", disse.
A Justiça Eleitoral reforçou a segurança na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar. Além dos policiais federais e militares, que já trabalharam no local no primeiro turno, também havia mais de 20 militares do 11º Batalhão de Polícia do Exército na entrada da escola. Cães farejadores da Polícia Federal vasculham o interior da unidade e grades foram colocadas na entrada, para separar jornalistas e curiosos do candidato.
No primeiro turno, Bolsonaro só conseguiu entrar na escola com a ajuda de um cordão de isolamento humano feito por agentes de segurança. No segundo turno, após votar, o candidato do PSL foi até a frente da escola e saudou os eleitores que estavam na parte de fora do prédio.
Já o candidato do PT a presidente chegou ao colégio Brazilian International School acompanhado da mulher, Ana Estela. "A gente tem uma grande expectativa de um dia de muita paz para os brasileiros e brasileiras. Espero que o dia transcorra com muita tranquilidade, sem nenhum ato de violência. Espero que as pessoas que vão votar hoje na nossa candidatura tenham muita tranquilidade ao ir votar", comentou Haddad, em entrevista, depois de votar.
Haddad se disse esperançoso para o resultado do segundo turno das eleições e acrescentou que a militância em torno de sua candidatura defende a democracia. "Sinto nas ruas do Brasil inteiro muita militância. Cidadãos e cidadãs comuns indo às ruas defender o Brasil e a democracia. Nós estamos com uma forte tendência de alta nas pesquisas do último dia. Eu estou muito esperançoso de que nós vamos ter um grande resultado hoje à noite”.
Governo do Rio - Os dois candidatos ao governo do Rio de Janeiro votaram na capital. Wilson Witzel, chegou às 9h ao Grajaú Country Club, na Zona Norte da cidade, acompanhado de três dos seus quatro filhos, da mulher e do candidato a vice-governador Cláudio Castro. O candidato do DEM, Eduardo Paes, votou no Gávea Golf Club, às 9h25, acompanhado da mulher, de seus dois filhos e do vice, Comte Bittencourt.
Witzel fez questão de cumprimentar eleitores, tomou café da manhã em uma padaria em frente à zona eleitoral e, depois, seguiu para a Igreja São Judas Tadeu, no Cosme Velho, onde o cardeal Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, celebrou uma missa em homenagem ao dia de São Judas Tadeu, comemorado neste domingo (28).
— No primeiro turno nós nos surpreendemos positivamente e nesse segundo turno não vai ser diferente. Por isso eu espero agora o fechamento das urnas que é a melhor pesquisa que tem. Nós nunca nos pautamos por pesquisas e, sim, por trabalho. Fazendo a coisa certa o resultado vem. Pesquisa é uma coisa que político gosta muito e, como eu não sou político, eu gosto é de trabalhar e ver, na reação do povo, aquilo que nós estamos apresentando de propostas — comentou Wilson Witzel.
O candidato do DEM falou com jornalistas ao sair da seção eleitoral. Ele se disse animado com as pesquisas, que, segundo ele, mostram uma curva ascendente da sua candidatura. O candidato ainda afirmou que as prioridades são estabilizar financeiramente o estado e melhorias na segurança pública.
— Você tem que organizar as finanças do Rio. A gente mostrou capacidade para fazer isso na prefeitura do Rio. E com as finanças ajeitadas, rapidamente agir na segurança pública. Antigamente a gente tinha medo de sair à noite. Agora a gente está com medo de sair de dia — avaliou Paes, que também elencou a saúde como prioridade em caso de vitória no governo do Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS