Álvaro Alvim faz cirurgia de alta complexidade
09/10/2018 18:40 - Atualizado em 12/10/2018 12:17
Divulgação
A equipe de Neurocirurgia do Hospital Escola Álvaro Alvim realizou, na última semana, uma delicada cirurgia neurológica numa paciente com grave trauma na coluna cervical. Para a realização da cirurgia, a equipe composta pelos neurocirurgiões Douglas Romano e Ramon Romano, contou com profissionais e instrumental especializados, material cirúrgico de alta complexidade e, com a colaboração de um especialista, Dr. Leonardo Felício Simões, que é membro do staff de Neurocirurgia do Hospital Souza Aguiar no Rio de Janeiro e que passou dois anos no Canadá realizando cirurgias complexas de toda coluna cervical.
A Paciente, J. G., de 17 anos, foi vítima de acidente de motocicleta, resultando em politraumatismo. Possuía uma fratura no fêmur, já operada, e uma fratura na coluna cervical com bastante gravidade, conhecida como fratura do enforcado — uma fratura luxação C2 e C3.A paciente estava aguardando a cirurgia de fixação da coluna cervical, que, segundo Dr. Douglas, é uma cirurgia muito delicada. “No local se encontram os principais vasos da cabeça: carótida, artéria vertebral e medula. Por isso, é uma cirurgia que poucos profissionais realizam”, esclareceu o Neurocirurgião.
Além do alto risco cirúrgico, Dr. Ramon explica que a Artrodese entre as vertebras C1 e C3 por via posterior devido a fratura da vertebra C2, possui outra particularidade que dificulta sua realização, que é a utilização de material com dificuldade de acesso, principalmente na rede do SUS. “Utilizamos parafusos pediculares e de massa lateral, que são materiais que poucos hospitais dispõem, por ser um material muito caro e difícil de encontrar no mercado hospitalar”. A cirurgia de fixação da coluna cervical durou 5 horas e foi considerada um sucesso. A paciente se encontra em recuperação e está com quadro estável na UTI Cirúrgica do HEAA.
Procedimento - A artrodese é um procedimento realizado para causar fusão óssea em uma articulação. A artrodese da coluna é um método de tratamento cirúrgico das doenças da coluna vertebral que causam instabilidade, inclusive em fratura vertebral de origem traumática, como foi o caso da paciente operada. Portanto ao realizar o procedimento causa-se a estabilidade da coluna através da imobilidade de alguns de seus segmentos. Em geral, 2 a 3 segmentos da coluna podem ser artrodesados (fixados, fundidos) sem que haja prejuízo significativo da movimentação global da coluna, pois os segmentos sadios dão conta de realizar os movimentos mais importantes da coluna. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS