Bebê morre no HFM com suspeita de meningite
Jonatha Lilargem 11/10/2018 10:56 - Atualizado em 11/10/2018 21:16
A morte de uma bebê de 10 meses, nessa terça-feira (9), no Hospital Ferreira Machado (HFM), é investigada pelas autoridades públicas da área da Saúde de Campos, devido à suspeita de meningite. A menina deu entrada na unidade no sábado passado (6) e, posteriormente, próximo ao dia do óbito, começou a apresentar um quadro clínico e laboratorial que levantou a suspeita de meningite. Exames foram feitos e material biológico foi coletado e encaminhado ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen/RJ), no Rio de Janeiro, para que seja confirmada a causa da morte.
De acordo com a Vigilância em Saúde de Campos, a vítima foi internada com suspeita inicial de síndrome respiratória aguda grave, tendo feito 48 horas da medicação, tempo igual ao de internação, porém, o exame do líquor estava sugestivo para meningite.
A menina era moradora de São Sebastião, na Baixada Campista, e frequentava uma creche próximo à casa em que morava. A profilaxia foi realizada na unidade, onde crianças e professores que tiveram contato direto com a aluna foram medicados.
Nessa quarta-feira (10), uma equipe da secretaria municipal de Saúde esteve na creche para avaliar se os estudantes estavam com a vacina em dia, já que, segundo o órgão municipal, a menina que morreu estava com o cartão de vacina atrasado. As crianças da unidade que estavam com a caderneta de vacinação com atraso foram vacinadas.
Em nota, a Prefeitura disse que "a Vigilância em Saúde informa que o resultado da hemocultura, realizada pelo Hospital Ferreira Machado, foi concluída nesta quinta-feira (11) e apontou como causa mortis sepse grave, causada por um agente específico, o pseudomonas aeruginosa, um germe atípico para meningite. A Vigilância em Saúde explica, ainda, que a meningite pode acontecer, em alguns casos, como consequência da sepse, junto às demais enfermidades que envolvem o quadro. Além dos exames realizados pelo Hospital Ferreira Machado, amostras de sangue foram encaminhadas para o Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), para maiores detalhamentos". 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS