Estradas recuperadas escoam a produção
11/10/2018 19:39 - Atualizado em 12/10/2018 12:14
Com o objetivo de facilitar o escoamento da produção rural até os mercados consumidores, o Governo do Estado do Rio de Janeiro tem investido na recuperação e manutenção de estradas vicinais. O programa Estradas da Produção, da secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, já beneficiou mais de 280 mil produtores rurais. No total, mais de 33 mil quilômetros dessas vias foram recuperados em todo o território fluminense.
Com uma extensa cobertura em todo o estado, o programa já beneficiou diretamente a população rural de 72 municípios, sendo nove no Norte, 14 no Noroeste, 16 na Serra, 15 no Sul e 18 na Região Metropolitana.
Segundo a Emater Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro), responsável por executar o programa, a melhoria das condições das estradas vicinais também proporcionou a redução do custo de frete, da manutenção de veículos e do consumo de combustível, além de garantir o transporte de produtos em época de chuva.
Desde sua criação em 2010, o Estradas da Produção já fez a manutenção e recuperação de mais de 33 mil quilômetros de vicinais. Nessa nova etapa, também estão incluídas obras de revestimento primário com brita corrida e compactada ao leito em 89 quilômetros das vias nas microbacias. A execução e fiscalização dos trabalhos, a serem concluídos até o fim do ano, serão feito pela Emater-Rio e secretaria de Agricultura.
Educação e saúde — Os estudantes também estão na lista dos beneficiados pelo programa. Segundo dados da Emater, com a melhoria das estradas, o transporte escolar pôde ser regularizado, proporcionando o acesso dos alunos às escolas.
Outro setor também impactado positivamente pelo projeto estadual é a saúde. A mudança nas condições de trafegabilidade das rodovias facilitou o acesso da população do campo a serviços médicos e postos de saúde das cidades para o interior do estado. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS