Dias intensos... dialogando com o mundo e a ciência...
- Atualizado em 28/09/2018 21:49
Assim como o rio converge para o mar, o VI Congresso Internacional do Conhecimento Científico do ISECENSA teve o propósito de convergir pensadores e pensamentos, conhecimento, professores, alunos e profissionais da educação para estarmos sempre alinhados à ciência e ao conhecimento do mundo. É sabido que existem diferenças profundas entre culturas e sociedades. Uma palavra, no entanto - Universidade - parece permanecer constante no espaço e no tempo. Uma universidade não está fora, separada, mas está dentro da tessitura complexa e contraditória da sociedade, em relações de mútuos interesses.
O ISECENSA se abriu para respirar novos ares e saberes com a realização do VI CICC – Contemporaneidade do Conhecimento: a contribuição da universidade na ciência, humanização e ética. O principal objetivo do congresso é servir como um fórum de discussão interdisciplinar sobre os principais conhecimentos e oportunidades de pesquisa, aumentando o intercâmbio de conhecimento e a parceria em projetos conjuntos, com a proposta de integrar os diversos segmentos da ciência na busca de soluções para os problemas atuais... conversar com o mundo... dialogar...
Vivemos uma crise humana... Uma crise de valores, onde não nos reconhecemos. Parece que perdemos a sensibilidade, a moralidade, mas acima de tudo a humanidade... Estamos sempre a responsabilizar alguém ou alguma coisa... Vivemos um longo processo de desresponsabilização. Esta lavagem de mãos nos trará um preço: permanecer na impunidade. Nesta época de grande crise econômica e de caos, o VI CICC vem como uma brisa de esperança que nos traz o frescor da ciência, nos mostrando que é possível, que não podemos nos calar e nos acomodar. O diálogo com o conhecimento e com o mundo se torna cada vez mais imprescindível para a contemporaneidade.
Nossos palestrantes, nomes que evocam a ciência, a inovação e a realização, a partir de conhecimentos técnicos e científicos, retraçam nas temáticas abordadas, um cenário vanguardista: Dr. Juan Moreno (Espanha), Dra. Anita Hokelmann (Alemanha), Dr. Yaqui Andrés Martínes Robles (México), Nora Cavaco (Portugal), Dr. Pedro Miguel Parreira (Portugal), Dr. Edwin Tarapuez Chamorro (Colômbia), Elaine Paiva Mosconi (Canadá), Nuno Soares (Hong Hong), Lars Rohbock (Dinamarca) e Aresio Sousa (USA), entre outros, foram responsáveis por fazer acontecer 41 palestras, 60 mini cursos, 7 workshops, 1 apresentação teatral, 9 mesas redondas, 1 painel, 1 colóquio e 27 apresentações orais. Destacamos entre outras palestras a aula magna do Dr. Clóvis de Barros Filho sobre o tema “Inovação: Conceito, Atitude e Identidade”, Avaliação cinético funcional, A experiência mística a partir de um olhar Heideggeriano, Liberação miofascial no esporte, Educação Aquática, Revestimentos Cerâmicos, Estratégia do Oceano Azul, Planejamento Pessoal e Desafios Profissionais, Treino em Habilidades Sociais em Terapia Cognitiva Comportamental, Oficina de Urban Sketchers, Perspectivas e desafios da atuação do Enfermeiro no Setor de Emergência de Hospitais Públicos e Privados, Atualização no tratamento da entorse do tornozelo, Técnicas de higiene brônquica na unidade de terapia intensiva, Como elaborar Planejamento Estratégico de forma participativa?, Faça acontecer? Adquira as técnicas de vendas para fazer a sua empresa se destacar no mercado, Atualização das estratégias de avaliação e intervenção nas lesões musculares, O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas, Smart Cities e Mobilidade no Rio de Janeiro, Psicologia e Psiquiatria: uma discussão sobre os novos rumos da saúde mental, O impacto do exercício físico e mental nas funções motoras e cognitivas, Nanomateriais aplicados na Construção Civil, Identificação e Análise de patologias em Concreto Armado, Introdução ao Mercado de Contratos Futuros e Day Trade de BM&F Bovespa: Uma Abordagem Prática, Paredes Verdes, Pesquisas com anti-tumorais e possibilidades terapêuticas no tratamento de pacientes oncológicos sob a óptica multiprofissional, Teoria, Prática e Ética em Psicoterapia Existencial Fenomenológica, Práticas Clínicas em Jung, Apneia Obstrutiva do Sono: a utilização do Cpap como tratamento, Novos Modelos de Negócios, Reabilitação neurofuncional através da terapia do espelho em sequelas do A.V.E., Construindo a Tolerância Religiosa no Âmbito Universitário, Trabalhando as funções executivas na criança e no adolescente em contexto escolar.
Em meio a academia, a cultura, a música, o teatro e a poesia se fizeram presentes... Dias de efervescência cultural, acadêmica, pesquisa e ciências... Os mais de dois mil e quinhentos congressistas respiraram esperança... esperança que se baseia no conhecimento, na educação, na ciência, nos mostrando que o caminho para o nosso país é o CONHECIMENTO, da Academia.
Todos emanados por essa energia indescritível, saímos fortalecidos pela pesquisa e pela ciência... Trazer o mundo da pesquisa para nossos alunos é a certeza de que estamos no caminho certo.
Com afeto,
Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]