Lula perde recurso e tem outro no STF
10/05/2018 20:48 - Atualizado em 10/05/2018 21:14
Lula
Lula / Divulgação
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou, por unanimidade, mais um recurso com o qual a defesa pretendia conseguir a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O julgamento foi eletrônico e o ministro Celso de Mello foi o último a registrar seu voto, nesta quinta-feira (10), seguindo o relator Edson Fachin. Participaram também do julgamento Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Todos rejeitaram o pedido de liberdade. Ainda ontem, o STF recebeu um pedido de outro recurso. O caso deve ser encaminhado para análise de Fachin. Lula está preso desde 7 de abril, na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba.
O novo recurso é contra um primeiro Habeas Corpus (HC) preventivo de Lula, que foi negado em março, por unanimidade, pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A defesa de Lula recorreu dessa decisão, mas tal recurso ainda não foi julgado. Outro HC preventivo, paralelo àquele que tramitou no STJ, já foi negado, por 6 a 5, pelo plenário do STF, em 4 de abril.
Por determinação do juiz Sérgio Moro, Lula cumpre execução provisória da pena de 12 anos e um mês de prisão por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex em Guarujá. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS