Mulher ainda é maior vítima
Daniela Abreu e Verônica Nascimento 07/05/2018 21:17 - Atualizado em 08/05/2018 16:47
Audiência do caso Ana Paula acontece nesta quarta-feira
Audiência do caso Ana Paula acontece nesta quarta-feira / Paulo Pinheiro
O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou, nessa segunda-feira (7), o Dossiê Mulher com dados sobre a violência contra a mulher em todo o Estado do Rio de Janeiro no ano de 2017. O documento discrimina ocorrências como homicídio doloso, feminicídio, estupro e lesão corporal, relacionando-os com autores e seu grau de proximidade com a vítima e local do crime. Números alarmantes revelaram 108 ocorrências de lesão corporal dolosas, por mulheres, por dia, no ano passado. Um caso de violência que chocou Campos, o homicídio da jovem Ana Paula Ramos, morta a mando de sua amiga e cunhada, terá nesta quarta-feira (8) sua primeira audiência de instrução e julgamento, no Fórum Maria Tereza Gusmão.
Segundo o Dossiê Mulher, em 2017 foram 381 homicídios dolosos, cerca de um por dia em todo o Estado. Dois a cada três casos vitimaram mulheres negras e em 10,5% dos casos as vítimas tinham até 17 anos. Em média, 48,3% ocorreram nas ruas e 29,7%, nas residências, 47,2% com armas de fogo. Em 15,5% dos homicídios dolosos contra mulheres, foram cometidos com arma de fogo. Das autorias informadas, 12,6% foram companheiros e ex-companheiros.
O feminicídio é o assassinato fundamentado no ódio ao sexo feminino com raízes na violência doméstica e familiar e no menosprezo à condição feminina. Das tentativas de feminicídio, sete foram registradas em Campos. Em todo o Estado, 75,9% ocorreram em casa, sendo 52,9% de autoria dos companheiros. Dos casos de feminicídio consumados, sete ocorreram em Campos, sendo 57,4% em casa e 65,8% de autoria dos companheiros ou ex. A média do Rio de Janeiro foi de cinco feminicídios e 15 tentativas por mês no ano passado.
O Rio de Janeiro registrou 4.173 estupros em 2017. O documento revela que 66,6% das vítimas eram crianças e adolescentes, sendo 41,7% dos autores pessoas muito próximas da vítima. A maioria dos casos, 68,4% ocorreram em casa. Os registros do ISP mostram que 20 casos de estupro foram registrados em Campos em 2017, mas não discrimina o sexo das vítimas.
Caso Ana Paula - Acontece nesta terça-feira, na 1ª Vara Criminal de Campos, no Fórum Maria Teresa Gusmão, a audiência de instrução e julgamento do caso Ana Paula. A audiência está prevista para começar às 13h30 e, além das testemunhas de defesa e acusação, estarão presentes os quatro réus do caso: Luana Barreto Sales, apontada como mandante da morte de Ana Paula Ramos; Marcelo Henrique Damasceno, que teria, a mando da ré, intermediado a contratação de Wermison Carlos Sigmaringa e Igor Magalhães de Souza, executores do crime, que está sendo julgado como homicídio qualificado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS