Kellinho e Ozéias na fila da porta de saída
Arnaldo Neto 06/03/2018 10:12 - Atualizado em 08/03/2018 16:13
Kellinho
Kellinho / Folha da Manhã
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou na sessão desta segunda-feira (5) os embargos de declaração nas ações oriundas da Chequinho nas quais figuram como réus os vereadores Kellinho (PR) e Ozéias (PSDB). Com a decisão, eles entram para o time dos parlamentares que deverão deixar a Casa nos próximos dias, embora ainda possam recorrer das sentenças ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na semana passada, chegaram ao parlamento municipais as confirmações das decisões do colegiado que afastam os vereadores Miguelito (PSL) e Thiago Virgílio (PTC). Os dois, porém, ainda não foram encontrados para receberem a notificação da Câmara. A tendência é que tal decisão seja publicada, então, no Diário Oficial do município. Vale lembrar que antes deles, outros cinco vereadores já deixaram a Casa.
A defesa de Kellinho ainda tentou uma última cartada na Corte regional, para tirar da pauta o julgamento dos embargos de declaração. A relatora do caso, desembargadora Cristiane de Medeiros Brito Chaves Frota, no entanto, não atendeu ao pedido e manteve o julgamento. Pela coligação do PR, o próximo suplente a ser chamado, após todo trâmite regulamentar da Câmara, é Thiago Godoy (PR). Considerado braço direito do ex-governador Anthony garotinho, Godoy já chegou a assumir uma cadeira na Casa. Ele também foi condenado em primeira instância na Chequinho, além de ter sido preso na operação Caixa d’água.
Já pelo PSDB, quem assume a vaga que será aberta com a saída de Ozéias é Geraldinho de Santa Cruz. O suplente, que também já fez parte do parlamento no ano passado, é outro condenado na Chequinho em segunda instância.
O vereador Ozéias, aliás, é peça chave na operação Chequinho. Foi a partir da prisão dele, em Travessão, no dia 29 de agosto de 2016, que foi descortinado o que posteriormente o Ministério Público Eleitoral (MPE) classificou como um “escandaloso esquema”. Ele estava com R$ 27 mil, além de agenda com dados de possíveis eleitores, lista de material de construção e anotações sobre o programa da Prefeitura.
Miguelito e Virgílio serão notificados em DO
Os vereadores Miguelito e Thiago Virgílio ainda não foram encontrados para receber a notificação da Procuradoria do Legislativo a respeito do afastamento dos mesmos, em cumprimento à decisão judicial. A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara de Campos, Marcão Gomes (Rede). Caso os dois não sejam localizados, serão notificados através do Diário Oficial do município, acrescentou o presidente.
A notificação para afastar os dois vereadores chegou à Câmara na semana passada. Antes deles, já deixaram o parlamento devido aos desdobramentos da Chequinho Jorge Magal (PSD) e Vinícius Madureira (PRP) — no ano passado —, além de Jorge Rangel (PTB), neste ano. Linda Mara (PTC) teve embargos desprovidos, mas a comunicação sobre o afastamento ainda não chegou a Campos.
Todos podem recorrer ao TSE, mas fora do cargo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS