"Janela Indiscreta" no Cineclube Goitacá
Jhonattan Reis 06/03/2018 18:48 - Atualizado em 08/03/2018 17:34
Divulgação
“Janela Indiscreta” (Rear Window, 1955), longa-metragem dirigido por Alfred Hitchcock, será exibido nesta quarta-feira (7) à noite no Cineclube Goitacá. A apresentação ficará por conta do cineasta e crítico de cinema Felipe Fernandes. A sessão começa às 19h na sala 507 do edifício Medical Center, localizado na esquina das ruas Conselheiro Otaviano e Treze de Maio, no Centro de Campos, tendo a entrada gratuita.
Felipe ressaltou que é a primeira vez que um filme de Hitchcock estará na tela do Cineclube. Ele também contou que o objetivo foi escolher uma obra clássica.
— Percebi que desde que comecei a exibir filmes no Cineclube, sempre apresentei longas mais recentes, de 2000 para cá. Então, pensei ser legal apresentar um clássico desta vez. Acredito que agradará o público e dará um debate interessante pós-sessão — disse.
A história se passa em Greenwich Village, Nova York. Lá, L. B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, Jeffries vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, até que ele vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.
O roteiro de “Janela Indiscreta” foi escrito por John Michael Hayes, baseado no conto “It Had To Be Murder” (1942), de Cornell Woolrich. E foi o roteiro, junto com a direção de Hitchcock, que ganhou o destaque de Felipe Fernandes.
— O roteiro é ótimo. A forma como o filme é narrado é muito interessante. Como o personagem principal não consegue se locomover, a história praticamente inteira se passa dentro de um quarto, com vista para fora. Você contar uma história em praticamente um único espaço é algo bem complexo e difícil. E Hitchcock dirige tudo isso muito bem. Essa particularidade do filme me chamou atenção logo na primeira vez que vi, em 2006, no início da faculdade de cinema.
O apresentador da noite relatou, também, sobre os diálogos.
— É um ponto bastante interessante. Os diálogos são bacanas e colaboram muito em relação à ação do filme. Alguns trazem até um pouco de comédia, com um tom meio debochado em algumas discussões.
Além disso, ele também comentou sobre o trabalho dos atores principais: James Stewart, Grace Kelly.
— Os trabalhos deles são belíssimos, sendo que ambos são considerados dois grandes atores do cinema. Eles estão muito bem e há uma química muito boa entre eles no filme.
Felipe contou que já assistiu a vários filmes de Alfred Hitchcock, mas que, desse diretor, “Janela Indiscreta” é seu preferido.
— Vi “sem querer”, porque tava entrando na faculdade e tive contato com ele, mas acabou que até hoje é o que mais gosto deste diretor, por mais que já tenha visto muitos longas dele depois. E este filme é muito famoso, considerado um dos melhores dele.
Felipe Fernandes também trouxe uma curiosidade sobre Hitchcock:
— Ele gostava de pegar livros que considerava ruim, mas que via um potencial para cinema. E é considerado o mestre do suspense, um diretor que inovava e sempre fazia um bom trabalho — falou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS