Ações da intervenção no interior
28/02/2018 22:33 - Atualizado em 01/03/2018 14:42
Após reunião com o interventor federal da Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, general Walter Souza Braga Netto, o vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado Bruno Dauaire (PR) disse que o militar se comprometeu em levar as ações da intervenção também para o interior. Durante o encontro, a presidente da Comissão, deputada Martha Rocha (PDT), apresentou sugestões para melhorar o combate ao roubo de cargas, além de pedir a admissão de concursados na área da segurança e o reforço do policiamento em outras áreas do Estado.
— General Braga Netto garante que a intervenção na segurança se estenderá para a Baixada, Região dos Lagos e interior. Esse foi um dos nossos pleitos na reunião de hoje. Além disso, apresentamos solicitação para a convocação dos aprovados nos concursos das polícias Civil e Militar. Ainda tive a oportunidade de deixar um estudo sobre os agentes de segurança socioeducativos (Degase) para análise do general. Continuamos seguindo na luta por um estado mais seguro — afirmou o deputado.
Martha Rocha também informou que uma reunião com a equipe de intervenção acontecerá na Alerj, ainda sem data definida. A parlamentar garantiu que o trabalho do legislativo continuará sendo feito normalmente mesmo com a intervenção. “Votamos projetos de lei sobre segurança pública na semana passada e vamos continuar discutindo matérias desse tipo. A reunião com o general foi muito proveitosa e estreitamos nosso laço. Assim que as ações da intervenção acontecerem, vamos marcar um encontro na Alerj com a equipe”, declarou.
A parlamentar também frisou que o general se comprometeu a atuar em todo o Estado do Rio. “Minha preocupação é com a migração da criminalidade para o interior. Mas o interventor me garantiu que as Forças Armadas estarão em todos os municípios fluminenses. Ele também relatou que terá verba federal, mas ainda não sabe a quantia disponível. Além dessa verba, todo o orçamento do Estado para a segurança poderá ser usado pela intervenção”, garantiu.
Bruno Dauiare, afirmou, ainda, que os erros cometidos com a instalação de Unidades de Policiais Pacificadoras (UPPs) nas comunidades do Rio não podem ser repetidos pela intervenção militar. Dauiare será presidente de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alerj que investigará as UPPs. “Nossa CPI será instalada na semana que vem. Muitos problemas aconteceram e vamos apurar todos os erros. Sobre a intervenção, estou preocupado com um possível aumento da violência no interior, como aconteceu na época em que as UPPs foram instaladas. Investimentos precisam ser feitos para a medida dar certo”, destacou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS