Voluntários em força-tarefa para combater incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
- Atualizado em 25/10/2017 10:31
  • Incêndio no Parque Dos Veadeiros em Goías

    Incêndio no Parque Dos Veadeiros em Goías

  • Incêndio no Parque Dos Veadeiros em Goías

    Incêndio no Parque Dos Veadeiros em Goías

Diversos voluntários ajudam a combater o incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiânia. Eles auxiliam doando água, alimentos e até cedendo espeço em casa para arrecadar doações para os brigadistas. O fogo já destruiu 64 mil hectares da unidade, o que representa 26% do total.
Cerca de 200 brigadistas e bombeiros tentam controlar a queimada. A Força Aérea Brasileira também cedeu um avião Hércules para ajudar no trabalho, despejando água sobre os focos de incêndio. Outros aviões também são usados diariamente. Até agora, mais de 1 milhão de litros foram usados.
Em entrevista à BBC Brasil, o chefe do parque, Fernando Tatagiba, afirma que o início do fogo foi um ato criminoso. "Não existe a possibilidade de combustão espontânea nessa região e 100% dos incêndios na seca no Cerrado são provocados pelo homem. O local onde ele começou deixa claro que o incêndio foi uma ação humana", disse.
- Ter esse apoio voluntário, social, está sendo fundamental para a gente salvar tudo quanto é possível do cerrado da região - disse a coordenadora de voluntariado do parque, Maria Carolina Camargo.
O vice-governador de Goiás, Zé Eliton, informou que vai sobrevoar o Parque da Chapada dos Veadeiros com o ministro da Defesa, Raul Jugmann, nesta quarta-feira (25).
Celebridades
A campanha ganhou o apoio de diversos artistas, que compartilharam mensagens pedindo doações para os brigadistas que trabalham no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Gisele Bündchen fez apelo nas redes sociais
Gisele Bündchen fez apelo nas redes sociais / Reprodução de vídeo
A top model Gisele Bündchen, que publicou nesta terça-feira (24) em suas redes sociais um post pedindo “SOS Chapada dos Veadeiros”. “Vamos salvar o berço das águas. A mãe natureza, toda fauna e flora agradecem”, escreveu na publicação.
O ator Mateus Solano também divulgou uma mensagem dizendo que os brigadistas “precisam muito de doações com urgência”.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS