Semana de Ciência reúne universidades
Paula Vigneron e Jane Ribeiro 24/10/2017 20:18 - Atualizado em 26/10/2017 18:25
Abertura da Semana de Ciência
Abertura da Semana de Ciência / Antônio Leudo
As principais instituições de ensino superior de Campos — Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) — se reuniram para realizar a XIV Semana de Ciência e Tecnologia e a IX Mostra de Extensão. O evento apresenta trabalhos científicos de estudantes graduados e vai até sábado, no Centro de Convenções da Uenf. A abertura aconteceu na tarde desta terça-feira (24) e reuniu os reitores das universidades participantes. O tema deste ano é “A matemática está em tudo”.
Durante a abertura, a vice-reitora da Uenf, Tereza de Jesus Peixoto, disse que fazer um evento científico com esse nível é mais que um desafio diante dos problemas em que as universidades públicas estão passando. “Elaboramos atividades de extensão para a divulgação e popularização da ciência, particularmente da matemática. Vamos ter dias de muito trabalho através de atividades acadêmicas”, disse.
Programação — Nesta quarta-feira (25), das 8h às 10h, haverá sessão de apresentação oral dos projetos de extensão. E, das 10h30 às 12h30, mesa-redonda sobre o tema “Reinventar a docência para uma matemática que está em tudo”. O período da tarde será voltado para a sessão de apresentação de banners, além de minicursos e oficinas.
Nesta quinta-feira (26) haverá a mesa-redonda “Economia colaborativa”, às 10h30. No final da tarde, às 17h, será encenado o espetáculo “O Auto da Compadecida”, ba-seado na obra de Ariano Suassuna, pelo grupo CTT IFF Quissamã.
Na sexta-feira (27) acontece a mesa-redonda com o tema “Cultura e inovação”. E, no sábado (28), das 10h às 17h, acontecerá a Feira de Ciência. A entrada para todas as atividades programadas é gratuita.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS