Medalha Tiradentes concedida ao Liceu
Matheus Berriel 16/10/2017 20:23 - Atualizado em 18/10/2017 20:08
O Liceu de Humanidades de Campos, que completará 137 anos em novembro, recebeu, na tarde desta segunda-feira, a Medalha Tiradentes, mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), concebida pelo deputado estadual Dr. Julianelli (Rede), nascido na planície goitacá, que concluiu o ensino na instituição em 1972. A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores de Campos.
Desde sua fundação, em 1880, o Liceu vem contribuindo com a formação escolar da juventude do Norte Fluminense, sendo referência para diferentes gerações. “Ao entregar a Medalha Tiradentes ao Liceu de Humanidades de Campos, estamos homenageando também todos aqueles que acreditam em uma educação pública, gratuita, livre e de qualidade”, afirmou o deputado.
O prédio em que fica instalado o Liceu de Humanidades é considerado o mais luxuoso de Campos. Em estilo neoclássico, a construção, localizada na praça Barão de Rio Branco, foi construída originalmente para servir como morada do Barão e da Baronesa da Lagoa Dourada, ainda no século 19.
Entre as personalidades que já foram homenageadas com a Medalha Tiradentes, merecem destaque o sociólogo Hebert de Souza (Betinho), o ambientalista Chico Mendes e o professor Paulo Freire, grande ícone da educação brasileira. Outras importantes instituições e empresas foram agraciadas com a Medalha, como a Academia Militar das Agulhas Negras, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Petrobras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS