Quatro adolescentes apreendidos no caso do estupro coletivo
Ana Laura Ribeiro 24/07/2017 14:43 - Atualizado em 24/07/2017 17:53
144ª DP Bom Jesus de Itabapoana
144ª DP Bom Jesus de Itabapoana / Folha da Manhã
O caso do estupro coletivo praticado contra uma adolescente de 13 anos dentro de um colégio estadual de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, ganhou repercussão nacional e, nesta segunda-feira (24), teve um novo capítulo: quatro dos 14 adolescentes denunciados pelo Ministério Público foram apreendidos. Segundo o titular da 144ª Delegacia de Polícia (Bom Jesus), Bruno Cleuder, foram expedidos mandados de busca e apreensão para cinco dos envolvidos. O quinto envolvido, o namorado da estudante, foi localizado nesta tarde em Mimoso do Sul, no ES.
O crime começou a ser investigado na segunda-feira (17) pela 144ª DP, depois que o irmão da vítima, que mora em outro município, acionou o Conselho Tutelar. O Ministério Publico denunciou, além do diretor do Colégio Estadual Padre Melo, uma coordenadora da escola. Eles teriam conhecimento do ato infracional equiparado a estupro de vulnerável praticado pelos alunos, mas não teriam cumprido a exigência legal de informar o caso ao Conselho Tutelar, à Polícia Civil e/ou ao MP. Pela omissão, eles respondem inicialmente por prevaricação, crime com pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.
Em nota, a secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que todas as apurações sobre o caso estão sendo feitas pela delegacia local, com acompanhamento da secretaria de Segurança. “Ao tomar conhecimento, na última sexta-feira (21/07), a Seeduc instaurou sindicância e exonerou o diretor e a assistente operacional escolar da unidade no mesmo dia (21/07). A Seeduc aguardará a finalização do inquérito por parte da polícia para apensar à sindicância”.
O Ministério Publico informou que foi solicitada à Justiça a apreensão de nove adolescentes, sendo que o juízo plantonista decretou a internação de cinco, quatro deles já apreendidos. O MP ainda informou que o processo corre agora em segredo de justiça, limitando a divulgação dos fatos. Ainda nesta semana começará o processo de instrução e confirmação probatória.
O caso – A Polícia Civil registrou o caso de uma aluna de 13 anos, que teria sido vítima de estupro coletivo praticado dentro do Colégio Estadual Padre Melo, em Bom Jesus de Itabapoana. A vulnerável estaria sendo obrigada a fazer sexo com mais de 10 colegas de escola desde maio.
A menina, que mora com uma avó idosa e o pai, contou que praticava sexo com um o namorado, quando foi flagrada por outros alunos, que passaram a obrigá-la a fazer sexo também com eles. O abuso seria praticado em uma sala de aula e na quadra do colégio, que não contam com câmeras de monitoramento. A vítima foi submetida a exames, com resultados negativos para doenças sexualmente transmissíveis, Aids e gravidez.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS