Companhia conta história de Macaé
22/07/2017 16:07 - Atualizado em 25/07/2017 15:05
Teatro Macahé
Teatro Macahé / Divulgação
A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) fundou este ano a Companhia de Teatro de Macaé. A estreia no palco será com a remontagem de “Histórias de Macahé” para comemorar com arte o aniversário da cidade. A concepção e direção do espetáculo musicado é do teatrólogo Márcio Gonçalves. De forma dinâmica, singular e criativa, a peça conta a história do município a partir de 1813, ano em que foi fundada a Vila São João de Macahé. A encenação será no Teatro Municipal de Macaé, dia 28, às 20h. Preço promocional do ingresso é de R$ 20 e classificação livre.
A música no espetáculo dita o ritmo e o andamento das cenas. Por meio de linguagem lúdica, a peça conduz os espectadores a uma viagem cultural sobre a história de Macaé. Como uma trupe mambembe, os atores interpretam, cantam e dançam apresentando ao público narrativas que marcam os ciclos do desenvolvimento econômico até os dias atuais, com a produção de petróleo. Para a cena será levada a história de Carucango, de Mota Coqueiro, dos produtores rurais, da migração japonesa, da ferrovia, da lenda de Sant’Ana e a chegada da Petrobras na cidade.
A Cia estreia em 2017 com o repertório “Histórias de Macahé” abrindo oportunidades para os atuais alunos do curso técnico de teatro da Emart, atores e atrizes formados pela escola e artistas locais. Para seleção de elenco, os participantes passaram por uma triagem seletiva, examinados por uma banca de cinco profissionais de áreas distintas em Teatro, Canto e Dança.
O projeto é uma iniciativa da coordenação e dos professores do curso de Teatro da Emart, com a finalidade de tornar-se instrumento educativo, artístico e cultural ao estimular e agregar o ensino-aprendizado e, ao mesmo tempo, proporcionar a formação de plateia, na intenção de atrair e cultivar o gosto pelo teatro em Macaé.
Para Tânia Jardim, secretária de Cultura, o verdadeiro sentido de democratização da cultura torna-se válido com ações como essa. “O trabalho de Coordenação de Teatro está bem direcionado e realmente acontece. Cultura é oportunizar e democratizar tudo isso. Excelentes profissionais envolvidos”, finalizou.
O Teatro Municipal fica na avenida Rui Barbosa, 780, Centro. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS