Arraiá Gastronômico movimenta Grussaí
Jhonattan Reis 22/07/2017 17:04 - Atualizado em 25/07/2017 15:05
Arraía Gastronômico em Grussaí
Arraía Gastronômico em Grussaí / Paulo Pinheiro
Grussaí, litoral de São João da Barra, recebe, neste fim de semana e no próximo, o 1º Arraiá Gastronômico. O evento, que acontece no Polo Gastronômico, começou neste sábado (22), continua neste domingo (23) e ainda segue no próximo sábado (29) e domingo (30). A parte gastronômica começa às 12h e os shows, a partir das 19h, em todos os dias. O arraiá conta com a apresentação de um cardápio diversificado da culinária local, incluindo desde frutos do mar a carnes variadas, servido a partir de R$ 15. Além da gastronomia, o evento também promove o entretenimento e o lazer com apresentações musicais, de quadrilha e de dança.
Neste domingo, o público poderá conferir show com o grupo Levada Mix. Também haverá apresentação da companhia de dança Anônimos da Arte, que traz quadrilha com o tema “Saudade meu remédio é cantar”. Depois, será a vez da quadrilha “Mãe querida maluca”, de Barcelos.
Na próxima semana, mais atrações para o público. No sábado, quem leva música ao festival é o Trio Lamparão. Ainda se apresentam as quadrilhas “Lua cheia — Mistérios e encantos do Pontal de Atafona” e “Saudade meu remédio é cantar”.
  • Arraía Gastronômico em Grussaí

    Arraía Gastronômico em Grussaí

  • Arraía Gastronômico em Grussaí

    Arraía Gastronômico em Grussaí

  • Arraía Gastronômico em Grussaí

    Arraía Gastronômico em Grussaí

O último dia do 1º Arraiá Gastronômico, o próximo domingo, tem show de Davi Alves, apresentação de dança com a Associarthis e quadrilha “Mãe querida maluca”, de Barcelos.
De acordo com o secretário de Planejamento e Informatização, Sávio Saboia, o grande objetivo do evento é consolidar o turismo na região através do fortalecimento do setor gastronômico. Ele também explicou que a ideia de realizar o 1º Arraiá Gastronômico partiu de comerciantes que estiveram presentes no 1º Festival Gastronômico Sabores da Barra, que aconteceu no Balneário de Atafona, no começo do último mês de abril.
— Depois do sucesso do Sabores da Barra, fizemos reuniões com esses comerciantes, que nos apresentaram a iniciativa de realizar um arraiá. O que a gente fez foi estimular para que eles criem eventos para movimentar a cidade, com a formação da Liga Gastronômica, que tem o objetivo de promover a união desses comerciantes para tomar iniciativas. Então, a Prefeitura abraçou o evento e começou um apoio com a identidade visual, complementando com a ideia de o evento ser gastronômico, como uma continuidade do festival que aconteceu em abril.
A expectativa, segundo Saboia, é de que passem pelo arraiá entre duas e três mil pessoas por dia. O secretário de Planejamento e Informatização falou, ainda, que o Arraiá Gastronômico, assim como o Festival Gastronômico Sabores da Barra, passará a fazer parte do calendário anual de eventos da cidade. “Somente a data ainda não pode ser apontada, pois vamos definir isso assim que passar este primeiro arraiá”, comentou.
Gastronomia — Em todos os dias de evento, serão servidos, na parte gastronômica: moqueca de cação e camarão com farofinha de banana; camarão sete barbas empanado com arroz e molho de ervas finas; estrogonofe de camarão com arroz e batata palha; bobó de carne seca; paella mineira; mocotó; arroz carreteiro; caldo de aipim com carne seca desfiada; torresminho com aipim; feijoada com arroz, farofa e couve; moqueca de frango com arroz; canjiquinha à caipira; sopão da roça; caldo de mandioquinha com costela suína; caldo verde; abóbora com carne seca, além de outros pratos.
Vídeo: Secom - SJB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS