EUA diz que primeiro teste de sistema antimíssil foi bem sucedido
12/07/2017 13:17 - Atualizado em 22/07/2017 23:44
Teste de antimíssil nos EUA
Teste de antimíssil nos EUA / Reprodução
Os Estados Unidos testaram nesta terça-feira (11) o sistema antimíssil Thaad. Segundo o Comando Pacífico dos EUA, a taxa de interceptação de um míssil balístico de alcance intermediário foi de 100% neste primeiro teste. O interceptador foi lançado a partir de uma base no Alaska.
O Thaad (abreviação para Terminal de Defesa Aérea para Grandes Altitudes) é capaz de interceptar mísseis de curto e médio-alcance, destruindo o projétil com impacto.
O teste é feito após a Coreia do Norte ter lançado um míssil balístico intercontinental no último dia 4, o que aumentou as preocupações em relação à ameaça nuclear de Pyongyang.
Especialistas acreditam que o míssil lançado pela Coreia do Norte pode alcançar o Alasca, mas não os estados americanos mais ao sul do continente. Pyongyang diz que o míssil pode carregar uma grande ogiva nuclear.
O Pentágono garantiu que os EUA seriam capazes de deter um artefato como esse.
Em maio, as forças armadas dos Estados Unidos lançaram um interceptador de mísseis disparados da base aérea de Vandenberg, na Califórnia, que pela primeira vez interceptou de maneira bem-sucedida um alvo semelhante a um míssil intercontinental. O interceptador testado em maio derrubou um míssil que foi lançado das Ilhas Marshall, no centro do Oceano Pacífico, e o teste teve êxito.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS