Transferência para separar presos, custodiados e condenados de facções rivais
Paula Vigneron 29/05/2017 11:53 - Atualizado em 29/05/2017 18:39
Transferências de presos e detidos em Campos
Transferências de presos e detidos em Campos / Paulo S.Pinheiro
Presos, custodiados e condenados das unidades prisionais de Campos foram transferidos entre o Presídio Carlos Tinoco da Fonseca e a Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro, ambos em Guarus, na cidade de Campos. Segundo informações de agentes penitenciários, eles vão ficar no mesmo local de acordo com o pertencimento a alguma facção criminosa. A equipe da Folha esteve na frente das unidades na manhã desta segunda-feira (29) e acompanhou a movimentação.
Familiares dos detentos se organizaram em frente às unidades prisionais, que funcionam lado a lado, para acompanhar os detalhes da transferência. Os parentes temiam que os presos fossem deslocados para o Rio de Janeiro. Mas a informação foi negada pelo inspetor Nogueira, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que veio da capital para auxiliar na ação.
Ele explicou, no final da transferência dos presos, nesta tarde, que o objetivo da mudança foi para separará-los das facções Amigos dos Amigos (ADA) e Terceiro Comando Puro (TCP) e evitar confrontos:
— Foram transferidos 1000 presos do TCP para o Presídio Carlos Tinoco da Fonseca e cerca de 400 do ADA para a Casa de Custódia Dalton Crespo de Castro. Não teve rebelião. É um procedimento normal. Veio um apoio do Rio de Janeiro para auxiliar na segurança — esclareceu Nogueira.
  • Familiares de detentos

    Familiares de detentos

  • Transferência de presos

    Transferência de presos

  • Transferências de presos e detidos em Campos

    Transferências de presos e detidos em Campos

  • Transferências de presos e detidos em Campos

    Transferências de presos e detidos em Campos

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária foi procurada para comentar a denúncia e não negou a informação. "Transferências fazem parte da rotina de uma unidade prisional. Ressaltamos que não divulgamos informações a respeito por questões de segurança", informou em nota.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS