Uso excessivo de tela preocupa
Dora Paula Paes 04/02/2023 09:49 - Atualizado em 04/02/2023 09:53
A exposição dos filhos a aparelhos eletrônicos aumentou e se tornou uma grande dor de cabeça para os pais; mas como a escola pode auxiliar? O problema, inclusive, ganhou espaço na trama da novela “Travessia”, de Glória Perez, e dá para sentir o clima dentro de uma família quando o filho adolescente não vive longe de aparelhos, como o celular plugado na internet.
Uma coisa é certa, o uso de telas para crianças aumentou desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020, seja por ficarem mais tempo em casa, seja por assistirem aulas através das telas.
Porém, sem a supervisão constante de um adulto, os alunos podem ter dificuldades em lidar com o uso de telas.
Segundo os especialistas, a criança pode apresentar déficit de outras habilidades, como coordenação motora e ação e reação. Todo seu desenvolvimento acaba sendo restringido e ela passa a ser controlada por uma necessidade de ficar nas telas, como um vício. Quando não está, a criança fica muito ansiosa por estar longe do aparelho.
Um dos possíveis efeitos colaterais a essa exposição excessiva às telas é que há crianças que só comem com a tela à sua frente, não distinguindo o sabor dos alimentos e o próprio ato; o comportamento também pode causar obesidade.
Outro problema de saúde que cresceu por aumento do uso de telas foi a miopia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS