Como economizar no uniforme
Dora Paula Paes 04/02/2023 09:26 - Atualizado em 04/02/2023 09:57
Venda de uniformes
Venda de uniformes / Genilson Pessanha
Na correria da volta às aulas uma parada é certa: nas lojas para compra do uniforme escolar. Muitos pais deixam para última hora, porém, existem formas de economizar e evitar o sufoco de encontrar lojas cheias e não achar a numeração desejada. É certo que todos os anos, os pais devem reservar também uma boa quantia para essa despesa.
Especialistas dão dicas de que como tentar encontrar maneiras de diminuir estes gastos, sem deixar de comprar ao mesmo tempo; já que o uniforme é item obrigatório nas instituições de ensino nas redes públicas e privadas.
Diferentemente da rede pública, onde muitos alunos recebem o uniforme na unidade escolar, os da rede privada não têm como fugir: é comprar ou reciclar.
Quando se busca economia de tempo, a melhor dica é escolher lojas especializadas de forma online. Outra dica importante é comprar com antecedência.
Deixar para comprar estas roupas no início do ano, quando a procura é muito maior, pode significar encontrar preços maiores e lojas cheias.
Outra sugestão para adquirir o uniforme escolar mais barato é comprar várias peças de uma vez. Existem, basicamente, duas possibilidades de pagar menos comprando assim: os descontos oferecidos e a economia com o frete (que se aplica quando a compra é realizada online).
Numa loja de uniformes em Campos, na Ibrass, que produz uniforme para mais de 30 escolas da cidade, com produção de milhares de peças, segundo uma das proprietárias, Maria Helena Assed, nesta época do ano é muito grande a procura e estão preparados para atender a demanda. “Janeiro, fevereiro e março são os meses em que nós mais vendemos uniformes escolares”, disse ela.
O susto fica por conta dos pais. “Todo ano é isso, sempre deixo para a última hora, e sempre tomo um susto. Eu tenho hábito de comprar uniforme, agora, e em julho. E tento aproveitar a peça que está em melhor estado. Os filhos não gostam muito. Querem o uniforme novinho”, conta Beatriz Nogueira, mãe de dois estudantes, informando que vai precisar parcelar a compra do uniforme.
Já Katiane Ribeiro comprou o uniforme para o filho único. Segundo ela, deixou a compra para próximo da volta às aulas porque seu filho cresce muito rápido. “Tenho um filho e estou gastando quase R$ 300. Volta às aulas não tem como fugir dessa despensa, também”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS