Os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes e Simone Tebet já foram às urnas neste 1º turno, na manhã deste domingo (2). O primeiro foi o candidato do PT, que votou às 8h13, na Escola Estadual João Firmino de Araújo em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Após comparecer à urna, Lula fez um apelo pela paz. “Queremos um país que viva em paz, com esperança. E que possa produzir e construir seu próprio futuro a partir da participação da sociedade brasileira”, disse à imprensa.
Lula relembrou ainda o período em que esteve preso, entre abril de 2018 e novembro de 2019, após ser condenado por corrupção. Condenações que foram, mais tarde, anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “É um dia mais do que importante para mim. Eu não poderia deixar de dizer para vocês que há quatro anos atrás eu não pude votar porque tinha sido vítima de uma mentira nesse país e estava detido na Polícia Federal exatamente no dia da eleição. Quatro anos depois, eu estou aqui votando com reconhecimento da minha total liberdade e com a possibilidade de voltar a ser presidente da República desse país para tentar fazer o país voltar a normalidade, voltar a cuidar do seu povo a ter emprego, salário, educação, saúde e respeito com cada ser humano”, lembrou.
Lula também fez com comentário sobre a relação que pretende estabelecer com os deputados e senadores, caso volte ao Palácio do Planalto. “Queremos um Congresso que funcione como Congresso: que cobre, que aprove as leis, que discuta com o governo, que faça o orçamento. Mas que o governo execute o orçamento”, disse. Sobre os governos da América Latina, o candidato disse que, se eleito, vai manter boas relações, independente das bandeiras ideológicas de cada presidente.
O candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, votou na cidade do Rio de Janeiro. Ele chegou por volta das 8h50 à Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, na Zona Oeste carioca. Acompanhado de políticos aliados, ele falou com a imprensa na chegada e na saída do local de votação, onde ele permaneceu por cerca de cinco minutos. Bolsonaro disse que eleições limpas têm que ser respeitadas e que confia em sua vitória no primeiro turno.
— A expectativa é de vitória hoje, tendo em vista o que fizemos num momento difícil da nação, bem como nesses 45 dias. Fui, em praticamente todos os estados do Brasil, muito bem recebido. Eleições limpas, sem problema. Que vença o melhor — disse.
Desde cedo, havia um esquema de segurança reforçado no entorno do local de votação, com a presença da Polícia do Exército, da Polícia Militar e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, inclusive com cães. Cercas foram instaladas em volta da escola. Os eleitores tiveram que passar por revistas e detectores de metal.
A candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, votou em Campo Grande (MS). Ela entrou na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, no bairro Jardim dos Estados, acompanhada da mãe, Fairte Tebet, pouco depois das 9h.
Após a votação, a presidenciável destacou que foi a primeira candidata a entregar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um documento no qual se compromete a respeitar o resultado das urnas. Outro assunto ressaltado por Tebet foi a importância do pleito.
— Hoje, a democracia se fortalece, é o povo na rua legitimamente escolhendo aquele e aquela que têm que ser os seus candidatos que vão representá-lo, não só como candidatos e futuros presidentes da República, mas também senadores, deputados federais, deputados estaduais e governadores — explicou.
Polarização
Simone Tebet comentou ainda sobre a campanha eleitoral. “Lamentavelmente, vimos a polarização ideológica contaminar a alma do povo brasileiro. A nossa candidatura propôs exatamente fazer o caminho do meio, ou seja, com equilíbrio, com moderação, com diálogo, trazer propostas e soluções reais para os problemas reais do Brasil. O resultado das urnas só vai ser apurado na hora em que o último eleitor depositar o seu voto, então, também está aqui a minha esperança de ir para o segundo turno”, afirmou.
Ainda neste domingo, Simone desembarca em São Paulo de onde vai acompanhar com a família a apuração. Antes disso, também em São Paulo, ela presenciará o presidente do MDB, Baleia Rossi, e a sua vice em sua chapa, senadora Mara Gabrilli (PSDB), votando.
O candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, chegou à secretaria de Saúde do estado, em Fortaleza, por volta das 10h45 para votar. Acompanhado da esposa, Giselle Bezerra, de filhos e netos, na saída, Ciro disse que, caso perca a eleição deste ano, não pretende se candidatar no próximo pleito.
— O futuro a Deus pertence. Se eu ganhar, quero trocar a minha reeleição pela reforma que o país precisa ter, e que foi jogada na lata do lixo. Se eu não vencer, quero ajudar a juventude a pensar as coisas, sem a suspeição de uma candidatura. Essas coisas sempre podem mudar, mas tenho 64 anos, dei a minha vida inteira à causa do povo brasileiro — disse.
Ciro disse que nunca foi alvo de investigações por corrupção. “Chego aqui sem nunca ser denunciado por corrupção. Talvez seja a hora de cuidar da minha vida, dos meus lindos filhos e netos”, disse.
Ao avaliar sua campanha, Ciro Gomes disse que “travou um bom combate” e criticou a polarização entre os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT). “O Brasil merece um tempo novo. Nosso povo tem direito de sonhar com o futuro”, disse.
Fonte: Agência Brasil