A Faculdade de Medicina de Campos está acolhendo nesta semana os calouros do curso de graduação em medicina com uma recepção solidária, em que o mais importante é o caráter humanístico. Campanhas de doação de sangue, arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza, além de visitas a instituições assistenciais, fazem parte da programação.
Na terça-feira (4), os estudantes de Medicina visitaram a Casa de Acolhimento de Menores, Respeito e Amor – Projeto Lara, quando puderam interagir com diversas brincadeiras com as crianças assistidas na instituição. Como também, o Asilo Monsenhor Severino, onde o intuito foi promover uma interação com os idosos por meio da atenção e pela conversa. Nesta quarta-Feira (5), foi a vez da doação de sangue feita no Hemocentro do Hospital Ferreira Machado.
Estudantes visitam Casa de Acolhimento
/
Foto: Divulgação
No Brasil ainda há muitos casos de trotes vexatórios, porém, um número cada vez maior de Instituições de Ensino Superior – IES – adere à ideia do chamado “trote cidadão”, que é justamente o momento em que os calouros participam de campanhas de cunho educativo e social. Desta forma, diversas são as iniciativas que buscam dar um novo re-significado a essa realidade. Nesse viés, estimular no âmbito educacional a criatividade, o despertar do senso crítico com vistas à realidade social brasileira, assim como a disseminação de uma cultura de paz e solidariedade, onde antes havia violência gratuita e brincadeiras que expunha os calouros em situações desumanas e vexatórias.
A Recepção solidária se solidifica enquanto prática propositiva para o exercício da cidadania, ao estímulo do trabalho voluntário, por sua vez, a FMC busca oferecer aos calouros uma forma diferenciada de celebrar a sua vitória. Desde 2009, a FMC realiza uma recepção diferenciada de seus calouros, sempre em busca de uma educação em Saúde focada no humanismo.
Na próxima semana será a vez dos calouros de farmácia e de enfermagem.