O Afro rompendo ciclos de desemprego, vulnerabilidade social, cultural, econômica e politica com Salvadora Maria de Souza abrindo a Boca para Marco Barcelos.
Marco Barcelos 25/08/2022 20:48

1 - O que motivou a implantação do pré-vestibular Afro e qual a abrangência em nossa cidade, onde são ministradas as aulas e os interessados onde podem se informar?

R: Diferente dos alunos que frequentam escolas particulares, e que têm em sua maioria condições de pagar um cursinho pré-vestibular que lhe favorecerá na concorrência pelas vagas nas Universidades públicas e privadas e no Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), os alunos negros e carentes da rede pública, muitas vezes, não tem a mesma oportunidade e, ainda que tentem estudar para os exames por conta própria, acabam perdendo as vagas para aqueles que tiveram condições de se preparar melhor, fazendo um ou mais anos de cursinho. Fato que acaba desmotivando nossos jovens de sonhar com um curso superior e de ter uma formação que transforme sua realidade, rompendo com ciclos de desemprego e vulnerabilidade social, cultural, econômica e política.
1 – 1. Atendendo ao chamado do Papa Francisco que no dia 15 de outubro de 2020 lançou o Pacto Educativo Global, propondo ao mundo todo uma aliança em prol de uma educação de qualidade e na Campanha da Fraternidade de 2022 - Fraternidade e Educação no seu Texto Base especificamente no 262 - Serviços pastorais a favor da educação, em que nos item: a) Dada a complexidade da educação e sua importância fundamental para a formação da pessoa e sociedade, deve haver na organização pastoral da igreja (paróquias, dioceses, regionais) um setor que cuide de maneira articulada e organizada do serviço à educação. É urgente que esse seja apoiado e dinamizado e, quando não existir, seja organizado e item f - Propor ações solidárias em parcerias com outras pastorais e organismos em apoio aos estudantes em situação venerável.
Nesse contexto, em consonância com o Pacto Educativo Global e a Campanha da Fraternidade de 2022, a Pastoral Afro Brasileira do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, propõe a criação de um Curso Pré-vestibular solidário gratuito que atenda 100 estudantes, prioritariamente negros e carentes, que estejam concluindo o ensino médio em escola pública, ou que já concluíram e desejam ingressar na universidade.
O projeto visa reunir pessoas voluntárias, solidárias da causa, com a finalidade de possibilitar empoderamento e mobilidade social dessa parte da população.

1 – 2. O curso atende jovens que já concluíram e/ou estão em fase de conclusão do ensino médio, oriundos das diversas escolas públicas do município;

1 – 3. As aulas são ministradas na Faculdade Estácio de Sá;

1 – 4. As informações sobre a inscrição no curso são prestadas na secretaria do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

2 - Como funciona o projeto Escuta Solidária?

R: O Projeto tem por objetivo proporcionar espaço de Escuta e acolhimento psicológico a pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade social que estejam passando por sofrimento psíquico e pessoas com dificuldades emocionais relacionadas a situações de racismo, promovendo condições para que seu sofrimento possa ser expresso e amenizado.
Estão sendo atendidos estudantes do curso Pré-vestibular Solidário Redentorista, inscritos no projeto Escuta Solidária

Metodologia: Escuta ativa: focada e empática;
Tempo de duração: de 4 a 6 sessões de acordo com a avaliação do psicólogo.
Recursos: O Projeto dispõe de psicólogos, voluntários, inscritos no CRP.
O agendamento para atendimento online e gratuito é feito através de inscrição pelo Google formulários, link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeEiS0uYQN-JTXQVfOgMi6jjSb-KNJ8l98QuynbcdGs0ecFqg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

Estamos precisando de mais profissionais voluntários, com registro no CRP, para reforçar a equipe de atendimento, inscrições pelo Google formulários, link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9d8Gr-1xeGLZ-EvBuQCWmpxUtHVPlZgishXJyzt8nAJRVtQ/viewform

3 - Na comemoração de dois anos da Pastoral Afro-brasileira do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro será lançado o Jornal Negro Presente, como está sendo elaborado e qual público pretende alcançar?

R: O Jornal está sendo elaborado com o objetivo de:
3 – 1. Atuar, a luz do Evangelho, nas necessidades e desafios sociais os quais os negros estão expostos dentro da sociedade, enfrentando discriminação, preconceito, racismo, desigualdade falta de oportunidade e estigmatização;
3 – 2 Atuar para a promoção de uma tomada de consciência, em especial dos jovens negros, para que assumam seu real papel na sociedade, se tornem os principais agentes de mudança de sua realidade e agentes multiplicadores para a promoção de mudanças em seu meio social;
3 – 3 Atuar para a efetivação de políticas afirmativas de promoção de igualdade racial.
Enfim, sensibilizar a sociedade e a igreja como um todo para o conhecimento das questões afro-brasileiras, animar os grupos negros católicos existentes e incentivar o surgimento de novos grupos. Trata-se da construção de uma consciência coletiva sobre a necessidade de empreender ações solidárias visando a superação das desigualdades, da miséria, da vulnerabilidade, exclusão social e violência contra a população negra e desconstrução de práticas racistas e de intolerância religiosa, a luz do Evangelho.

4 - Salvadora Maria, a cada dia temos mais casos de racismo e frequentemente no futebol. Na sua opinião qual o caminho para banir este mal da sociedade?

R: A ampliação de oportunidades de acesso à educação, trazendo para dentro da sala de aula, desde a infância, a discussão de uma educação antirracista, já que no Brasil o racismo é um problema estrutural que precisa ser enfrentado através do discurso de respeito e equidade racial, da denúncia de situações de racismo, da divulgação da Lei contra o racismo (7.716/ 1989) e cobrança de sua aplicação.

5 - Quais iniciativas podem contribuir para promover a autoestima e o protagonismo negro e influenciar uma negritude verdadeiramente empoderada e consciente de suas possibilidades para ocupar espaços de liderança, inteligência, arte e beleza na sociedade como um todo?

R: Ainda estamos longe de qualquer cenário inclusivo, por isso é fundamental: a) ressaltar trajetórias de negros e negras que se destacaram em suas áreas de atuação; b) propiciar condições de igualdade de acesso a oportunidades, e de promoção do desenvolvimento e valorização do negro, desde sua infância, incutindo neles a certeza de que são capazes de chegarem onde quer que seja.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marco Barcelos

    [email protected]