Jaguatirica é capturada na Pecuária, em Campos
22/02/2022 15:41 - Atualizado em 22/02/2022 16:28
Animal chegou a pular sobre casas
Animal chegou a pular sobre casas / Foto: Reprodução
Agentes do Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal capturaram uma jaguatirica macho no final da manhã desta terça-feira (23), em uma árvore no bairro da Pecuária, em Campos. Segundo relatos de moradores, o animal ficou pulando de galhos de árvore para telhados de algumas residências, o que dificultou o trabalho dos capturadores. Ninguém se feriu. Depois que foi constatado que não a jaguatirica não estava ferida, ela foi levada para soltura em uma área de proteção ambiental.
Segundo a Prefeitura, foram aproximadamente duas horas de busca pelo animal, que estava assustado, pulou um telhado e procurou abrigo na copa de uma árvore. A orientação do Grupamento Ambiental é para que, ao identificar qualquer animal silvestre, as pessoas isolem a área onde está o animal e faça contato pelos telefones 153, (22) 98175-0785 e (22) 98175-0758, para que os agentes possam ir ao local, resgatar o animal e devolvê-lo à natureza. “Lembramos que animais estressados ou que se sintam ameaçados podem atacar, tentando se defender”, informa o coordenador do GAM, Ralph Xavier.
Desde o ano passado, esta foi a segunda vez que uma jaguatirica foi encontrada em área urbana do município. A jaguatirica é um mamífero carnívoro de porte médio, da família dos felídeos e do gênero Leopardus. É considerado o terceiro maior mamífero das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada, com a qual aparenta semelhanças físicas, e do puma. Como a maioria dos felinos, a jaguatirica é um animal noturno, ou seja, dorme de dia e sai para caçar à noite, embora possa ser encontrada caçando também durante o dia.
Jaguatirica foi capturada no início da tarde
Jaguatirica foi capturada no início da tarde / Foto: Reprodução

ÚLTIMAS NOTÍCIAS