Sem Carnaval de rua, Campos terá apresentações de bois pintadinhos em espaços fechados
Matheus Berriel - Atualizado em 22/02/2022 20:11
Coliseu mantém viva a tradição do Boi Capeta
Coliseu mantém viva a tradição do Boi Capeta / Foto: Arquivo/Subcom
Apesar do cancelamento do Carnaval de rua em Campos pela Prefeitura, alguns organizadores de bois pintadinhos vão promover apresentações dos mesmos em espaços fechados. Pelo menos três eventos estão confirmados para esta semana. O Boi Komo Komer, que acaba de ser criado, vai dançar pela primeira vez nesta quinta-feira (24), às 17h, em um bar homônimo no Parque Leopoldina. Já na sexta (25), a folia será comandada pelo Boi Revelação, a partir das 20h, em uma casa no Parque Santa Clara, e pelo tradicional Boi Capeta, às 21h, na quadra da escola de samba Ururau da Lapa.
— Sem dúvida, nós queríamos rodar as ruas do bairro (Parque Leopoldina) com toda alegria. Mas, como há a proibição por conta da pandemia, vamos fazer no bar (situado à rua Arthur Emiliano Costa, 306). A expectativa é de que venham amigos e familiares, para ficar um gostinho de quero mais e ser o primeiro de muitos anos — afirma o idealizador do estreante Boi Komo Komer, Marco Antônio de Barcelos Andrade — Estou vendo a música, teremos samba. E o boi está sendo confeccionado pelo companheiro Sérgio Viana, que acredito ser a maior autoridade em bois pintadinhos de Campos, por ter sido campeão 10 vezes seguidas com o seu Boi Sapatão — pontua Marco.
No Parque Santa Clara, em Guarus, haverá nesta sexta um Grito de Carnaval do Boi Revelação, criado em 2019. A programação inclui apresentação do enredo deste ano, aclamação do samba e apresentações de grupo de pagode com intérpretes convidados, bem como da bateria do boi anfitrião.
— Está muito complicado. A gente não pode fazer a festa na rua. Então, nós decidimos fazer fechada, com poucas pessoas. É uma forma de manter, mesmo sem haver o Carnaval — comenta a presidente do Boi Revelação, Débora Souza. O evento acontecerá à rua 3 do conjunto habitacional do Parque Santa Clara, na casa 10.
Na mesma noite de sexta-feira, a Ururau da Lapa abrigará mais uma exibição do Boi Capeta, que completa 52 anos de existência e será homenageado pela escola. A fundação do boi se deu em 1970, idealizada por um grupo de jogadores do Goytacaz como forma de celebrar a folga proporcionada pelo Carnaval. Há 31 anos, a tradição é mantida por Luis Augusto Sant’Anna, o Coliseu, torcedor do Goyta e dono de conhecida banca de jornais na praça do Santíssimo Salvador.
Presidida por Leonardo Braz, a Ururau da Lapa também incluirá em seu Grito de Carnaval apresentações da sua bateria, do carro de som com os intérpretes Ninil, Dudu e Fabinho, e de uma banda de marchinhas.
Sem folia na rua — Desde o dia 5 de janeiro, a Prefeitura de Campos anunciou que havia cancelado o Carnaval de rua devido ao avanço da variante Ômicron do coronavírus e ao aumento de casos de gripe no município, inclusive com confirmação de caso da H3N2. A decisão foi mantida em decretos posteriores.
Em reunião do gabinete de crise e combate à Covid-19 realizada na última segunda-feira (21), ficou definida a manutenção da fase amarela, segundo estágio do plano de retomada das atividades econômicas e sociais. Há recomendação para que eventos em locais fechados aconteçam com capacidade reduzida. Em espaços públicos, estão autorizadas atividades culturais e esportivas apenas durante o dia, desde que sejam mantidas as regras sanitárias contra a Covid-19.
Ainda não há definição da Prefeitura quanto aos desfiles de bois pintadinhos, blocos e escolas de samba no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Na última semana, lideranças carnavalescas de Campos estiveram reunidas com a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, que recebeu propostas para serem analisadas pelo poder público. Uma delas sugere a realização do evento uma semana após o desfile das campeãs do Grupo Especial do Rio de Janeiro, previsto para 30 de abril excepcionalmente em 2022.
Segurança — Mesmo sem Carnaval de rua, uma operação especial de segurança foi montada para o período da festa popular, que vai até a próxima quarta-feira (2). Nessa terça (22), a sede da Guarda Civil Municipal recebeu uma reunião com representantes da própria Guarda, da Polícia Militar (PM), Segurança Presente, Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e secretarias municipais.
— A ação da nossa Guarda Municipal vai estar direcionada para aqueles pontos mais necessitados da nossa atuação, seja ela através de nossos cães farejadores, para identificar armas e drogas, ou na questão do trânsito, para orientar os motoristas. Também estaremos atuando com o Grupamento Ambiental para coibir os danos ambientais — disse o comandante da Guarda Civil Municipal, Wellington Levino.
Em relação a possíveis casos de perturbação do sossego por carros de som, a Guarda irá atuar em conjunto com a PM e a Postura, podendo inclusive fazer a apreensão do veículo. Haverá patrulhamento da PM tanto no Farol e em Lagoa de Cima quanto na região central da cidade.
— Vamos manter nosso efetivo no Centro, na área da Pelinca, onde há maior concentração do comércio, que acaba ficando mais vulnerável com o esvaziamento da cidade. Nas praias, manteremos o policiamento normal de todos os anos — declarou o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Gustavo Marques.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS