Liceu será a primeira escola trilíngue de Campos
10/12/2021 18:54 - Atualizado em 11/12/2021 08:54
Liceu de Humanidades de Campos
Liceu de Humanidades de Campos / Genilson Pessanha
O Liceu de Humanidades de Campos será a primeira escola do município e da rede estadual no Norte Fluminense a ter ensino trilíngue. A partir de 2022, a unidade vai adotar o ensino da Língua Inglesa, Espanhola e Francesa para duas turmas do 6° ano integral do Ensino Fundamental e uma turma da 1ª série do Ensino Médio. A informação foi divulgada pelo blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa, na Folha 1.
A medida é fruto do sucesso do projeto Ciranda de Línguas, desenvolvido pelo Liceu de forma opcional, no contraturno, há 28 anos. Agora, a secretaria de Estado de Educação incorporou o projeto à matriz curricular, por meio de um Itinerário Formativo de Linguagens, transformando a escola em uma unidade vocacionada às línguas, deixando de ser uma ação opcional e passando a ser obrigatória.
“O projeto Ciranda de Línguas, único no Brasil e conhecido no exterior, prova ser positivo a partir do momento em que, em prática desde 1992, ininterruptamente, no Liceu de Humanidades de Campos, objetiva formar cidadãos mais conscientes da importância do plurilinguismo e da diversidade cultural, participantes ativos de um mundo cada vez mais intercomunicante e de um mercado de trabalho de competitividade e mobilidade crescentes, onde os idiomas exercem um papel fundamental. A presença do estudo de idiomas na unidade escolar com foco nas habilidades e competências do século XIX sempre foi de grande importância, mostrando que o Liceu de Humanidades de Campos pode ser considerado um estabelecimento vocacionado às Línguas Estrangeiras”, ressaltou a secretaria de Estado de Educação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS