Grafiteiro Kane KS e alunos do Salesiano fazem painel em homenagem a Mercedes Baptista
Matheus Berriel 10/11/2021 16:54 - Atualizado em 10/11/2021 17:15
Painel em homenagem a Mercedes Baptista
Painel em homenagem a Mercedes Baptista / Divulgação
A bailarina e coreógrafa Mercedes Baptista, cujo centenário de nascimento é comemorado em 2021, foi homenageada por estudantes da segunda série do ensino médio do Colégio Salesiano, em Campos. Junto ao grafiteiro Kane KS e com coordenação do professor Ely Corrêa, eles confeccionaram um painel com o rosto da artista, que foi a primeira bailarina negra a integrar o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na década de 1940. Campista, Mercedes morreu em 2014, aos 93 anos. Se fosse viva, ela teria completado 100 anos no último dia 20 de maio. O painel em sua homenagem estará exposto nesta quinta-feira (11), na Feira Literária do Salesiano, que começou nesta quarta (10) e segue até sexta (12), na própria escola.
— Mercedes Ignácia da Silva Krieger foi bailarina e coreógrafa, considerada a maior precursora do balé e da dança afro no Brasil. Nasceu no ano de 1921, em Campos dos Goytacazes, filha de João Baptista Ribeiro e Maria Ignácia da Silva. A família humilde vivia do trabalho de Maria, que era costureira — relatou o diretor do Salesiano, Arthur Chrispino.
Nesta quarta, a feira literária teve uma palestra do professor Renan Torres, com o tema “Racismo e educação: para onde vamos?”. Na quinta, às 9h, haverá uma mesa com a professora e socióloga Renata Saul, a assistente social, atriz e bailarina Adriana Oliveira, e a primeira-tenente do Corpo de Bombeiros Ângela Pedra, abordando a atuação da mulher no Brasil e no mundo. Às 15h, será a vez de uma olimpíada de redação. Durante o dia, ficarão expostos em um corredor cultural os trabalhos produzidos pelos estudantes durante projetos executados junto aos professores, entre eles o painel de Mercedes Baptista. Fechando o evento, na sexta-feira será realizada uma nova mesa redonda a respeito do protagonismo feminino, desta vez com alunos dos ensinos fundamental e médio, a partir das 9h.
Leia também:
Kane KS com os alunos e o professor Ely Corrêa
Kane KS com os alunos e o professor Ely Corrêa / Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS