Campos avança para fase verde e debate reabertura dos cinemas
22/06/2021 20:43 - Atualizado em 22/06/2021 20:48
Campos entrou nesta terça-feira (22) na fase verde do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais. O anúncio foi feito pelo prefeito Wladimir Garotinho em vídeo publicado na rede social. Wladimir destacou o esforço dos órgãos públicos para o cumprimento das medidas restritivas e agradeceu a colaboração e compreensão da população. As normas, que alteram a fase, serão publicadas posteriormente no Diário Oficial do Município, em novo decreto. Entre as novas medidas debatidas está a reabertura das salas de cinemas, respeitando a capacidade máxima de 30% da lotação, e a discussão sobre regularização das festas com ampliação de horário para eventos. A informação das novas flexibilizações chegou a ser noticiada pelo blog Ponto de Vista, hospedado na Folha 1, de Christiano Abreu Barbosa. 
No vídeo, o prefeito também ressaltou a importância da vacinação nesse processo de avanço de fase.  
"Estou gravando esse vídeo para informar a todos vocês, população de Campos, que graças a Deus, devido à muito esforço e muito trabalho da equipe da secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e também a você população que colaborou, Campos hoje oficialmente se encontra na fase verde em relação ao nível de pandemia. A gente sabe que não pode relaxar, a vacinação segue avançando, quando a gente recebe doses do ministério (da Saúde) imediatamente a gente aplica na população. Mas é uma boa notícia, mostrar para vocês que o nosso trabalho está dando resultado", destacou Wladimir. 
De acordo com o subsecretário de Atenção Básica Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury,  o município já tem índices que o enquadram na fase verde de controle à pandemia.
“Campos chega à fase verde depois de um grande esforço de antecipação de medidas frente ao governo do Estado e ao Ministério da Saúde, além aceleração da vacinação, redução do número de mortos e contaminados. Hoje temos mais de 160 mil pessoas vacinadas com a primeira dose, o que significa 31% da população. Estamos acelerando a segunda dose com quase 70 mil vacinados”, afirmou Charbell Kury.
Mesmo avançando para a fase verde, o subsecretário lembra que ainda não se tem no país uma boa cobertura vacinal, a conhecida imunidade de rebanho. Por isso, explica o subsecretário, a população não deve descuidar do uso da máscara, álcool 70%, além da higienizando das mãos.
“Não podemos esquecer que a doença se deslocou para um grupo de mais jovem, Ainda podemos ter casos na população, alguns surtos, em pessoas com idade abaixo de 60 anos. Apesar da fase verde, a guerra ainda não acabou. Continuaremos tendo casos. Seu papel individual é muito importante até chegar a vacina para todos”, afirmou Kury.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS